Mato Grosso perdeu mais 49 pessoas para a guerra contra a covid-19. É o que aponta o painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta quinta-feira, 11 de março. O documento também aponta que 2.104 novos casos confirmados. Com a atualização, Mato Grosso já registra 6.222 vidas perdidas e 269.155 infecções confirmadas pelo novo coronavírus.
São 498 pacientes em estado grave, internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, o Estado pactuou 498 leitos de UTI, sendo 486 adulto e 12 pediátricos. No cenário atual, Mato Grosso possui apenas 27 leitos disponíveis para atendimento a pacientes graves.
O cenário é de guerra, segundo avalia todos os gestores públicos. De 21 unidades com UTIs pactuadas, 14 já esgotaram a capacidade de atendimento. Inclusive, algumas unidades possuem mais pacientes covid que o número de leitos pactuados. Isso acontece quando pacientes dessas unidades acabam sendo transferidos para um leito de UTI não covid, devido à gravidade da situação e por não ter vaga em outra unidade.
O boletim também aponta que são 5 crianças em estado grave por complicações causadas pelo novo coronavírus.
Em relação aos leitos de enfermaria, Mato Grosso possui 837 leitos pactuados, dos quais 484 estão ocupados. Este não é o número total de pacientes internados. Ao todo, são 1.026 pessoas hospitalizadas por causa da doença, mas nem todos em unidades pactuadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Mato Grosso possui 13.693 pessoas com a doença ativa. O estado também registra 249.188 pessoas que conseguiram vencer a batalha contra o vírus e se recuperaram.