Cuiabá, 21 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022, 19:08 - A | A

Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022, 19h:08 - A | A

EDUCAÇÃO

Mais de 35 mil estudantes do 1º Ano e do EJA participam da Prova Cuiabá

Maria Barbant | Prefeitura de Cuiabá

Em Cuiabá, mais de 35 mil estudantes atendidos pela rede pública municipal de ensino de Cuiabá participam da Prova Cuiabá. Este ano, a avaliação externa teve início no dia 17 e se encerra nesta segunda-feira (21). Com questões de Língua Portuguesa e de Matemática a avaliação está sendo aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º Ano), e da Educação de Jovens e Adultos (Alfabetização, 2ª e 3ª Fases). O objetivo é obter dados que possam subsidiar ações de melhorias do processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que aferir a proficiência dos estudantes é fundamental para que a Secretaria e as unidades educacionais possam nortear o planejamento das ações pedagógicas. “A gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria de Educação, quer avançar nessa estratégia por acreditar que a avaliação é um instrumento capaz de indicar as necessidades e potencialidades da rede de ensino, contribuindo para obtenção de dados e a produção de informações sobre o rendimento escolar, de forma que seja possível, a partir dessas informações, orientar gestores e professores sobre medidas de intervenção pedagógica essenciais, a fim de garantir o direito de aprendizagem aos estudantes”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.

 

A Prova Cuiabá é realizada nas unidades da rede pública municipal de Educação desde 2009. A estratégia está inclusa no Plano Municipal de Educação, instituído pela Lei nº 5949/2015. A partir do seu resultado são definidas as habilidades e competências essenciais, bem como as medidas de intervenção pedagógicas a serem adotadas, e a formação continuada dos professores.

A coordenadora de Formação, da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Quinhone destacou que a Prova Cuiabá é essencial no processo de construção de algumas habilidades essenciais para cada Ano/Fase. “A aplicação da Prova Cuiabá é uma prioridade para a definição de políticas públicas com foco na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, na formação continuada adequada às necessidades formativas dos professores e para a proposição de investimentos em ações que busquem a equidade e a qualidade da prática educativa implementada nas escolas”, disse a coordenadora de Formação, Eliane Quinhone.

O resultado da avaliação está previsto para o dia 5 de dezembro e, a expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de que seus sejam discutidos na Semana Pedagógica de 2023, evento que abre o Ano Letivo, a fim de auxiliar as equipes gestoras e professores no planejamento pedagógico.

 
Cuiabá MT, 21 de Junho de 2024