Os 1093 servidores da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência começaram a ser vacinados nesta terça-feira (18), em cerimônia simbólica realizada no auditório da secretaria tendo a presença do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, principal articuladora da inclusão da categoria no grupo prioritário para imunização, no local.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
Segundo o prefeito, a imunização do grupo é necessária em virtude do trabalho prestado na linha de frente durante a pandemia. “Esses profissionais estão mais sujeitos a se contaminar do que outras atividades que não estão tão expostas assim”, disse.
A pasta de Assistência Social tem sido fundamental para garantir apoio às pessoas e vulnerabilidade social afetadas pela pandemia, principalmente as em situação de rua que estão sendo acompanhadas rotineiramente pela equipe de abordagem social.
“Todas as nossas unidades e atendimentos tem essa particularidade. O atendimento às famílias que ficaram em situação de vulnerabilidade pela perda do emprego e demais situações. Nós temos o atendimento à população de rua, as de acolhimento que receberam essas pessoas. Então todos nossos serviços têm esse atendimento direto à população”, explicou a titular da pasta, Hellen Ferreira.
Durante o auge da pandemia, um dos principais trabalhos da secretaria foi o acolhimento das pessoas em situação de rua ao oferecer mais vagas para os abrigos municipais de modo a tirar esse público da rua e oferecer maior proteção contra a contaminação da covid-19.
“Nossos valorosos profissionais de assistência social estiveram e estão na rua diariamente ajudando a população com as medidas sociais da prefeitura. A política de assistência social nunca foi tão exigida como nesta pandemia. Seus profissionais precisam ser valorizados e oferecer essa imunização, garantir a sua saúde para continuar promovendo a justiça social em Cuiabá, é fundamental”, elencou Márcia.