Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sábado, 22 de Outubro de 2022, 10:11 - A | A

Sábado, 22 de Outubro de 2022, 10h:11 - A | A

OUTUBRO ROSA

Mulheres criam grupo de apoio para enfrentarem juntas tratamento de câncer

Assessoria de Imprensa

“Tratamento Humanizado e a importância dos cuidados paliativos”. Este é o tema da 3ª Caminhada e Roda de Conversa do Grupo Life – Curadas para Curar que será realizada no dia 29 de outubro, às 08h, no Parque das Águas, em Cuiabá. O grupo de apoio foi criado em 2019 pelas amigas de faculdade Camila Bernal Barreto e Tâmara Gomes Santos, época em que ambas foram diagnosticadas com câncer. Elas, então, descobriram que a troca de informações durante a quimioterapia e o compartilhamento de experiências eram alguns dos melhores remédios na luta contra a doença.

Camila conta que soube do caso de câncer da amiga enquanto participava de uma confraternização, por meio de um amigo em comum, e então resolveu procurá-la. “E foi assim, com troca de informações, apoio, conversas, que passamos pela doença e decidimos compartilhar o apoio, o carinho, a experiências com a doença e tratamentos, mostrando o caminho de esperança e fé para outras mulheres que atualmente enfrentam o mesmo”, conta.

 

O grupo, que atualmente conta com pelo menos 70 mulheres, recebe o apoio da Oncolog com médicos parceiros que participam das rodas de conversas e encontros. Além disso, são realizados eventos mensais, meditação, diálogos com profissionais de saúde, trocas de experiências, esclarecimentos de dúvidas, além de comemorar cada fase vencida do tratamento. “Buscamos mostrar a importância da humanização no processo do tratamento e a relevância da equipe multidisciplinar e dos cuidados paliativos”, explica Camila.

A servidora pública explica que este ano será a “3ª Caminhada e Roda de Conversa” com o objetivo de encerrar a campanha do Outubro Rosa para pacientes oncológicos, familiares, equipe médica, apoiadores e comunidade em geral. Pontua que contará com uma caminhada no entorno da lagoa do Parque das Águas, que simbolicamente incentiva a atividade física e uma vida mais saudável durante e após o tratamento.

Em seguida acontecerá a roda de conversa e um café da manhã com médicos, nutricionistas, psicólogos, advogados, pacientes e demais membros da sociedade que estiveram participando durante todo o Outubro Rosa, ressaltando a importância do tratamento humanizado e dos cuidados paliativos.

"Falar pode ser mesmo um dos melhores remédios. Isso me ajudou não só a mim, mas a Tamara. O nosso grupo não atende somente quem tem câncer de mama, mas qualquer tipo. Nós estamos aqui para dar apoio. Elas compartilham com outras mulheres que estão em um momento igual ao dela, trocam experiências e se ajudam. E esse encontro é muito esperado e fundamental”, afirma.

Para o diretor da Oncolog, o médico oncológico André Crepaldi, a iniciativa dessas mulheres é de suma importância para cada uma das integrantes do movimento. “Elas passaram por todas as etapas de cabeça erguida, mostram a careca e, apesar de tudo que passaram, sempre ajudaram outras pessoas, mesmo quando estavam em tratamento. Isso foi muito importante para que elas seguissem a vida e vencessem a doença”, pontua.

O encontro será no dia 29 de outubro no Bar da Lagoa no Parque das Águas.

 
 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024