Anunciado nesta segunda-feira, 21 de dezembro, como substituto ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o Bus Rapid Transit (BRT) terá tarifa de R$ 3,04 em Cuiabá e Várzea Grande. A informação é do governador Mauro Mendes (DEM), que destacou que esse valor é válido apenas para o transporte no novo modal, sendo necessário um novo cálculo junto às Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande para se chegar ao valor de uma tarifa para o sistema integrado.
O estudo aponta que a maioria dos usuários utilizará o BRT como transporte complementar do atual transporte coletivo. Devido a isso, ainda não é possível determinar qual o valor da tarifa para o sistema de integração entre o modal, de administração estadual, e os ônibus, sob a gestão das duas prefeituras.
A apresentação elenca o valor tarifário em comparação à tarifa do agora enterrado VLT. Nele, a passagem exclusiva sairia ao valor de R$ 5,28.
O governo do Estado já deu início aos trâmites burocráticos para alteração do modal. Entre elas, o pedido de autorização ao Ministério do Desenvolvimento Econômico e ao Conselho Curador do FGTS, da Caixa Econômica Federal (CEF), financiadora do VLT.
A expectativa é que o processo licitatório seja lançado em maio de 2021, com prazo de conclusão em dois meses.