A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, é parceira da nova edição do “Passeio Noturno”, espetáculo que o grupo Tibanaré encena após oito anos da primeira temporada, realizada em 2015. Nesta sexta-feira (20), o Centro Histórico volta a se transformar em um grande palco ao ar livre onde uma história de amor transporta o público para um mundo onde a linha entre realidade e fantasia se dissolve e o passado da cidade revisitam.
O “Passeio Noturno” começa na Praça Bispo Dom José, com concentração a partir das 19h30, onde o público é convidado a fazer um ‘City Tour’ pelo centro da capital. Conduzidos pelo carismático guia turístico Seu Chico, os participantes serão apresentados à rica arquitetura e à história dos casarões e igrejas. Após o percurso retorna para o mesmo local de partida.
O cicerone revela fatos pitorescos e lendas urbanas - fruto de pesquisas realizadas pelo Tibanaré junto aos moradores mais antigos e em obras de escritores como Dunga Rodrigues (1908 – 2006) - que começam a ganhar vida ao longo do trajeto.
A produtora do grupo Tibanaré, Fernanda Gandes, salienta que as pessoas devem ir preparadas para viver a “aventura de conhecer o Centro Histórico”. Uma parte do trajeto é feita de ônibus, mas as pessoas vão descer e andar, então o ideal é carregar o mínimo de coisas possível, ir com roupas confortáveis para “poder experimentar esse momento de forma livre, leve e solta”, avisa.
“É importante avisar porque há pessoas idosas que participam. Além disso, podem participar cadeirantes. O ônibus é adaptado e temos assistentes para ajudar”, explica Fernanda. Segundo ela, a produção está preparada inclusive para demandas que envolvam acessibilidade em libras e audiodescrição. “Então, se a pessoa necessitar desses recursos, ela precisará entrar em contato com a gente para informar e a gente preparar a sessão com acessibilidade para ela”, adianta a produtora.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite disse que, ao saber o teor do projeto, tem como principal objetivo explorar o Centro Histórico de Cuiabá, bem como apresentar à população histórias ainda desconhecidas por muitas pessoas. O “Passeio Noturno” é uma declaração de amor por Cuiabá e um alerta para a importância de cuidar dela e vivê-la. “O espetáculo quer trazer um olhar para a cidade que as pessoas não têm. Isso vem ao encontro das nossas diretrizes, que é de cada vez mais aproximar a população da cultura e da arte cultural da nossa cuiabania”, declarou o secretário.
O “Passeio Noturno” é realizado pelo Grupo Tibanaré e foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da Energisa. Conta com as parcerias da Associação Mato-Grossense dos Transportes Urbanos (AMTU) e com o apoio do Instituto Energisa, Prefeitura de Cuiabá, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Pantanal Shopping, Ação Cultural e Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.
A nova temporada de “Passeio Noturno” vai de 20 de outubro a 18 de novembro, com 40 vagas por sessão. As vendas são abertas às segundas-feiras, pelo Sympla (AQUI), ou ponto de venda no Pantanal Shopping. Os agendamentos escolares podem ser feitos pelo telefone (65) 98130-8558.
**Com informações da produção do evento