Cuiabá, 30 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024, 08:31 - A | A

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024, 08h:31 - A | A

CICLISMO NA CAPITAL

Pedal da Semob volta nesta terça-feira com saída da Orla do Porto II

Márcia Martins | Pref. de Cuiabá

A servidora pública Genima Evangelista, 50 anos, conta que quando conheceu o Pedal da Semob em 2022, estava em tratamento de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e tomava medicamentos controlados, mas com o passar do tempo, participando semanalmente dos pedais, recebendo incentivo dos novos colegas e equipe organizadora, viu os sintomas da doença desaparecer. E é justamente sobre este assunto que o 1º 'Pedal da Semob' de 2024 irá tratar. O grupo vai sair da Orla do Porto II, às 20h, e irá até o Parque Tia Nair.

O maior pedal de Mato Grosso, realizado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, aderiu ao movimento Janeiro Branco, que tem o objetivo de chamar a atenção para os cuidados com a mente e este ano traz o lema “Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?”

Um dos coordenadores do evento, Raimundo Alves Ribeiro, informa que a pedido da primeira-dama Márcia Pinheiro e da secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, este ano o pedal veio com mais esta novidade que é a adesão às campanhas de conscientização; todo mês será trabalhado um tema de relevância, como o Outubro Rosa, Novembro Azul e assim sucessivamente.

“Vamos distribuir balões brancos para todos os participantes, pois o percurso será feito com eles amarrados nas bicicletas. Também vamos ministrar uma mini palestra sobre saúde mental. Sabemos que o pedal está intrinsecamente ligado ao assunto. Temos depoimentos de pessoas que após se unir ao nosso grupo, diminuíram a carga de estresse, se despertaram para práticas de autocuidado, em geral, deixaram até de tomar remédios, estão mais felizes, tem gente até que saiu da depressão pedalando”, descreve Raimundo ao enfatizar a importância do ciclismo no bem-estar psicológico, diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão.

Pedal da Semob não tem custo, e as pessoas interessadas em participar podem ir à Orla com sua bicicleta ou locar uma com as equipes de ciclismo parceiros, que ficam no local.

Para mais informações: siga a página no Instagram: @pedaldasemobcuiaba

TRAJETO DE TERÇA-FEIRA (30):

Saída às 20h da Orla do Porto II, Av. Beira Rio

PONTO DE HIDRATAÇÃO: Parque Tia Nair

Encerramento: por volta das 22h

Quais os benefícios do ciclismo?

Andar de bicicleta traz diversos benefícios à saúde, tanto física quanto mental. Além de ser uma atividade física que auxilia na perda de peso e na melhora da condição cardiovascular, o ciclismo também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, além de aumentar a produtividade no trabalho. Outros benefícios do ciclismo são: melhora da postura, diminuição da pressão arterial, controle da diabetes, prevenção do câncer de próstata, entre outros.

 
Cuiabá MT, 30 de Maio de 2024