Cuiabá, 22 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024, 13:52 - A | A

Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024, 13h:52 - A | A

CAPACITAÇÃO

Polícia Militar lança 13º Estágio de Aperfeiçoamento de Praças com 221 participantes

Wellyngton Souza | PMMT

A Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), da Polícia Militar de Mato Grosso, deu início, na manhã desta terça-feira (31.01), ao 13° Estágio de Atualização e Qualificação de Praças, em cerimônia realizada no auditório do Quartel do Comando Geral, em Cuiabá. Participam da qualificação 221 policias militares, sendo 135 no Estágio de Atualização de Sargentos (EAS), 78 no Estágio de Qualificação de Sargentos (EQS) e oito no Estágio de Qualificação de Cabos (EQC), com duração de 60 dias.

O comandante da Esfap, tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, contou que o curso abrangerá as disciplinas de Direito Penal Militar e Processual Penal Militar, Direito Administrativo, Termo Circunstanciado de Ocorrência e Procedimento Operacional Padrão (POP), aliando sempre a teoria à prática.

 

"O estágio é um momento importante na vida do policial militar, não somente pelo ganho de conhecimento, mas um período de rever colegas de turma, trocar experiências e fortalecer os laços da hierarquia, disciplina e ética militar. A principal função é aprimorar os conhecimentos técnicos e práticos dos policiais militares, se alinhando com as novas tendências para a garantia da segurança pública".

Desde 2020, a Esfap já realizou a capacitação de 2.501 praças da Polícia Militar de Mato Grosso e neste ano, o Estágio de Atualização e Qualificação de Praças contará com novidades com as disciplinas de Policiamento Escolar e Uso Diferenciado da Força, ambas do Ministério da Justiça, na modalidade de ensino à distância. Além do curso de agente de trânsito, que habilitará os policiais militares na lavratura do auto de infração de trânsito em parceria com a Escola pública de Trânsito do Detran.

O comandante-geral da Polícia Militar, Alexandre Corrêa Mendes, ponderou que a qualificação profissional dos militares reflete na prestação de serviço à sociedade, melhorando ainda mais os conceitos e técnicas durante abordagens.

"Os estágios agregam conhecimentos científicos que trazem segurança jurídica e física ao policial durante a execução da atividade policial. Além do aperfeiçoamento para o exercício das atividades policiais, os estágios atendem exigências legais para a progressão nas carreiras de praças da PM e serve como pré-requisito para promoção".

A aula inaugural contou com palestras do tenente-coronel do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Lucélio França, sobre "Plano de Defesa: uma das soluções da segurança pública", do coronel PM RR, Clarindo Alves de Castro, que abordou tema "Desafios do policiamento real no mundo virtual", e por fim, "Orientações gerais acerca do curso de agente de trânsito", ministrado pela coordenadora da Escola Pública de Trânsito do Detran, Renata Freitas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cuiabá MT, 22 de Maio de 2024