Cuiabá, 10 de Dezembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020, 19:14 - A | A

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020, 19h:14 - A | A

TEMPOS DE RESSOCIALIZAÇÃO

Praça de Chapada dos Guimarães recebe decoração natalina feita por reeducandos

Luariany Bispo | Sesp-MT

Com o período natalino chegando é comum ver praças enfeitadas com luzes e cores, mas na praça localizada no bairro São Sebastião, em Chapada dos Guimarães, a decoração recebeu um toque especial de treze reeducandos da Cadeia Pública do município, que transformaram pneus e garrafas pets em um cenário de natal.

O trabalho de dar vida à essa decoração feita por reeducandos faz parte do projeto “Natal Sustentável ” e tem parceria com Rotary Clube. O projeto visa a reinserção, ressocialização e menos custo aos cofres públicos.

“Nós temos esse empenho de trabalhar com a ressocialização porque o preso socializado é menos despesa para o município. Temos 50 reeducandos imbuídos na ressocialização, temos ateliê de costura onde são feitos uniformes. 17 custodiados que formaram e produzem uniformes e máscaras para outros municípios, além da inclusão neste projeto Natal Sustentável”, explica o diretor da cadeia pública, Amilton Silva do Nascimento.

A praça do bairro São Sebastião conta com enfeites de árvores natalinas, bonecos de neves, caixas artificiais de presentes, todas iluminadas. A colaboração dos reeducandos na decoração da cidade também ocorre em outras épocas do ano quando tem eventos e eles ajudam a organizar o ambiente.

Todas as atividades laborais desenvolvidas por custodiados aptos legalmente após avaliação da unidade prisional e liberação da justiça, tem amparo na Lei de Execução Penal (LEP), ou seja, a cada três dias trabalhados, o reeducando ganha um na redução da pena.

(Sob supervisão da jornalista Julia Oviedo) 

Cuiabá MT, 10 de Dezembro de 2024