Cuiabá, 13 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 13 de Setembro de 2022, 10:24 - A | A

Terça-feira, 13 de Setembro de 2022, 10h:24 - A | A

PARCERIA DE FORMAÇÃO

Prefeitura fecha parceria com projeto e oferta cursos de confeitaria e corte e costura

Ailton Lima - Gcom

O projeto de qualificação e capacitação profissional desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Associação Luz e Sal, ligada ao Ministério Sal da Terra está disponibilizando a oportunidade de capacitação/qualificação profissional para pessoas carentes da cidade de Rondonópolis.

Na verdade essa nova parceria com a associação está disponibilizando 370 vagas para os cursos de capacitação profissional de Corte e Costura e Confeitaria. Mas existe outra parceria, com a Obra Kolping no projeto: 'Reconstruindo Futuro' que oferece mais 500 vagas de capacitação em cursos de diversas áreas como: rotinas administrativas, informática básica, manicure, pedicure, massagem, maquiagem, penteado, unhas de fibra e gel, depilação, designer de sobrancelhas, panificação, panetone, confeiteiro, salgadeiro, cozinha trivial e doces finos entre outros.  

 

Conforme a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciti), Neiva de Col, todas essas qualificações são custeadas financeiramente pelo município através da sua pasta, mas envolve outras instituições da prefeitura, como a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras), que faz a captação/cadastro das pessoas interessadas em participar dos cursos de capacitação; a própria Seciti, e ainda a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que ao final do processo, atua como mecanismo de fomento e propicia oportunidade de linhas de crédito subsidiadas para as pessoas que concluírem os cursos com melhor aproveitamento, e apresentarem aptidões ao empreendedorismo.

Dessa forma, segundo ela, a pessoa vai poder iniciar o próprio negócio, criando um pequeno empreendimento que vai lhe proporcionar renda e oportunidade de trabalho, e ainda capacidade de gerar empregos.

Ainda segundo Neiva, devido à maior proximidade com as pessoas mais carentes, a Sempras, conhece melhor a realidade de cada um e, através dos CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, pode orientar as pessoas sobre a melhor oportunidade.

ASSOCIAÇÃO LUZ E SAL

Para o pastor Sérgio Ferreira, presidente da Associação Luz e Sal, ligada ao Ministério Pescador Sal da Terra, “a parceria com a Prefeitura é importante, porque materializa uma grande oportunidade de oferecer a população, a possibilidade de se profissionalizarem, e serem protagonistas das suas vidas; das suas famílias, das suas casas, gerando emprego e renda para se sustentarem de uma forma digna”, pontuou.

O diferencial desses cursos da associação segundo o pastor, é que além da formação específica, os alunos ainda terão a oportunidade de aprender um pouco de gestão. “O nosso intuito é que ao final dos cursos, eles (alunos) aprendam não apenas a profissão, mas sobretudo, tenham noções de empreendedorismo e gestão de negócio, aprendendo noções básicas de compra, venda, estoque, margem de lucro, etc., para que possam ser microempreendedores de sucesso e quem sabe, até não se tornem futuros grandes empresários da cidade e região”, argumentou.

Para Neiva de Col, “depois dessa nova parceria, muitas empresas e instituições estão a procura da prefeitura para parcerias em projetos e oferecimento de cursos de capacitação. E a gestão José Carlos do Pátio tem acolhido as boas parcerias, para ampliar o número de vagas de capacitação e beneficiar um número maior da população local”, explicou.

DURAÇÃO

Desta feita o curso de Confeitaria terá a duração de 100 horas/aulas com 20 vagas por turma. E o curso de Corte e Costura 160 horas/aula e 30 vagas para cada turma. O objetivo conforme os organizadores, é formar grupos menores para facilitar a participação e obter um melhor resultado no ensino aprendizado.

Conforme Neiva “a nossa pretensão é que saiam daqui, grandes profissionais, pois estamos preocupados com a qualificação técnica dos instrutores, e vamos procurar oferecer o melhor da instrução. A Associação Luz e Sal recebeu bem as orientações da prefeitura e tem se posicionado muito bem para organizar o espaço, organizar o material de ensino, bem como os equipamentos necessários, realizando ainda as melhores contratações para que esses alunos sejam bem qualificados”, pontuou. 

Por último, Neiva, afirma que “isso tudo deverá fazer a diferença nas vidas das pessoas! Pois mesmo que não aproveitem o curso profissionalmente abrindo uma micro empresa, que o conhecimento adquirido seja útil para si, e para a sua família!” E finaliza: “ainda assim estaremos cumprindo o nosso papel, levando oportunidade de capacitação para as pessoas”, concluiu.

 
Cuiabá MT, 13 de Junho de 2024