Cuiabá, 19 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Segunda-feira, 31 de Outubro de 2022, 19:21 - A | A

Segunda-feira, 31 de Outubro de 2022, 19h:21 - A | A

CAPACITAÇÃO

Profissionais de saúde recebem treinamento com Bombeiros para resgate aeromédico

Karoline Kuhn | Prefeitura de Sinop

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que compõem as equipes de atendimento pré-hospitalar do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, em Sinop, passaram por treinamento de resgate aeromédico. Promovido entre o Comando Regional Bombeiro Militar III em conjunto com Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), o treinamento teve como objetivo capacitar os profissionais no apoio às operações integradas de resgate de forma segura e padronizada.

A secretária municipal de Saúde, Daniela Galhardo, destacou que essa parceria contribui diretamente no atendimento à população e atende um anseio e uma cobrança do prefeito Roberto Dorner. “Esse trabalho integrado entre o Corpo de Bombeiros e Prefeitura está sendo fundamental para a melhoria do atendimento ao cidadão, que é uma cobrança e preocupação constante do nosso prefeito Roberto Dorner. Este trabalho têm aumentando significativamente a capacidade assistencial e, deste modo, resultando em melhores condições de atendimento às vitimas”, pontuou Galhardo.

 

Para o comandante Regional III, tenente-coronel BM Jean Oliveira, a capacitação, promovida no último dia 27, é importante e necessária para as equipes devido ao alto índice de acidentes nas rodovias existentes na região, refletindo, deste modo, no tempo resposta de atendimento, que é fator primordial ao bem-estar e recuperação de saúde da vítima.

A parceria entre Prefeitura de Sinop e Corpo de Bombeiros Militar que resultou na implantação da Central de Regional de Regulação de Atendimentos Pré-Hospitalares e da Unidade de Suporte Avançado é recente. O termo de cooperação técnica entre município e Estado foi assinado em julho com o objetivo de otimizar os atendimentos emergenciais no município.

Nesta parceria, as chamadas de emergências são recebidas através da Centro de Operações de Bombeiro, triadas pelo militar e repassadas ao Médico Regulador, que define o suporte a ser encaminhado e, posteriormente, a unidade hospitalar para qual o paciente será regulado. As equipes também prestam apoio nos atendimentos de ocorrências mais específicas como salvamento terrestre, em espaços confinados, salvamento veicular, entre outros.

 
Cuiabá MT, 19 de Junho de 2024