O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) apresentou nesta semana o Projeto de Lei 555/2021 que institui o programa “Condutor Ativo” para incentivar a participação dos usuários das rodovias estaduais no fornecimento de informações direcionadas à manutenção dessas estradas.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
O programa deverá ser disponibilizado por meio de aplicativo de celular gratuito (a exemplo do MT Cidadão), página de internet, call center ou outro canal direto com o usuário, de modo que permita receber mensagens de texto, áudio, fotos e/ou vídeo referentes a situação das pistas que precisam de reparos e/ou serviços.
Podem ser objeto de informações: obras na pista sem a devida sinalização, buracos, depressões e fissuras, árvores com risco de queda ou já caídas, presença de animais vivos ou mortos na pista, falhas na sinalização horizontal, deslizamentos, indícios de desmoronamento de pista, deslizamentos, pontes, alagamento, pista escorregadia e/ou de fácil derrapagem e placas com a visualização da sinalização.
“Nossa proposição é importante devido às deploráveis condições de trafegabilidade em que se encontram as rodovias estaduais e federais em Mato Grosso. O programa deverá ser um instrumento prático de interação com cidadão com o objetivo de dar melhores condições para o escoamento da produção agropecuária, e assim evitar prejuízos à economia, e também salvar vidas”, avalia o parlamentar.
Dados do Observatório de Segurança Pública apontam que as mortes causadas em acidentes de trânsito aumentaram 25% no ano passado em comparação a 2019. Foram registrados 6.578 acidentes, em 2020, que resultaram em 629 óbitos e 5.949 lesões corporais. Já o número de acidentes teve redução de 8,1% no mesmo período; em 2019, houve 7.164 acidentes de trânsito, dos quais 503 fatais.