Cuiabá, 21 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 17:00 - A | A

Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 17h:00 - A | A

DOUTORES PALHAÇOS

Projeto promove alegria, acolhimento e esperança para pacientes do HMC

Da Redação

Vestidos com roupas coloridas, maquiagens características, acessórios engraçados e piadas improvisadas, os "doutores", fantasiados de palhaços, proporcionam momentos de alegria aos pacientes internados no Hospital Municipal de Cuiabá Leony Palma de Carvalho. A iniciativa integra o Projeto Saúde com Alegria, Doutores Palhaços, alinhado com a Política Nacional de Humanização – PNH/2003.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, a atividade visa oferecer acolhimento, esperança e animação, melhorando, assim, a qualidade de vida dos colaboradores e assistidos do HMC e do Hospital Municipal São Benedito.

Enquanto participava das brincadeiras lúdicas, Rayara Vitória, de 12 anos, ria e interagia com os doutores, que ela já esperava ansiosamente. “Quando chega sexta-feira, a gente já fica esperando pelas brincadeiras, são muito engraçadas, eu me divirto muito. O mais legal são os improvisos, eles conseguem fazer piadas com várias coisas do dia a dia, então para mim, essa é a melhor parte”, comentou a jovem.

Os Doutores Palhaços são profissionais capacitados que utilizam técnicas de palhaçaria para levar alegria, risos e esperança aos pacientes em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde, sendo uma ferramenta terapêutica complementar no tratamento e na melhoria da qualidade de vida dos usuários e servidores do SUS/MT.

O projeto teve início em setembro de 2023, por meio de sessões teórico-práticas semanais. Nas palestras, são abordadas questões como ética e técnica da palhaçaria dentro do contexto da saúde, capacitando assim os servidores para interagirem de maneira adequada com pacientes, acompanhantes e equipe multidisciplinar, respeitando limitações e necessidades individuais e promovendo o acolhimento e a melhoria do ambiente nos espaços de saúde.

“O feedback é sempre muito positivo, tanto dos colaboradores quanto dos pacientes. Vemos o sorriso no rosto de cada um, a alegria, a interação de todo o hospital nessa ação. Através da PNH, queremos transformar esse ambiente pesado e crítico que é a realidade das unidades de saúde, então nosso objetivo é mudar essa perspectiva e trazer cada vez mais acolhimento e conforto para os pacientes internados e servidores do Sistema Único de Saúde”, esclareceu Myrella Azizi, responsável técnica pelo setor de Humanização do Hospital Municipal de Cuiabá.

A equipe é composta por seis médicos, que realizam os atendimentos todas as sextas-feiras, nos ambulatórios e nas internações do HMC. Cada servidor criou seu próprio personagem lúdico. No Hospital Municipal de Cuiabá, a doutora Rosana Matos dá vida à Dra. Verdolenga, Talita de Souza é a Dra. Pepa, Drielly Aparecida interpreta a Dra. Pipa, o médico Jany Júnior se transforma em Dr. Tutubarão, Ronaldo Ralf é o famoso Dr. Rey e Marciley Frangoso interpreta a Dra. Leley.

“A iniciativa traz alegria, pois muitas vezes o paciente está no leito, passando por algum momento de falta de saúde, de tristeza. Então oferecemos alegria, paz e harmonia, e afirmamos que esse é apenas um momento, que logo ele estará em casa, com a família, se restabelecendo no trabalho. Mas que neste momento atual, também há alegria, amor, paz, harmonia, e que ele se sinta bem aqui, e que possa voltar para casa feliz e continuar o trabalho junto com a família, desenvolvendo e auxiliando ao próximo”, explicou o Dr. Rey.

 
 
Cuiabá MT, 21 de Maio de 2024