Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 25 de Outubro de 2022, 10:31 - A | A

Terça-feira, 25 de Outubro de 2022, 10h:31 - A | A

OUTUBRO ROSA

Quase 500 agendamentos de mamografias são realizados em dois dias na Praça Alencastro

Eliana Bess | Prefeitura de Cuiabá

Em dois dias de atendimentos do Outubro Rosa, na estrutura montada na Praça Alencastro, centro de Cuiabá, foram agendadas 480 mamografias. A localização e agilidade nos trâmites têm atraído mulheres que precisam realizar os exames preventivos de câncer de mama e colo de útero (CCO) e ainda exames de sangue, mesmo em horário de trabalho. Os atendimentos começaram no dia 20 deste mês e vão até o dia 04 de novembro, oportunizados pela Secretaria da Mulher e Núcleo da Primeira-dama em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Os exames de mamografias são agendados quase que imediatamente, uma vez que no dia seguinte ao pedido as pacientes retornam para pegar a autorização com o local e horário para realização dos procedimentos.

 

“Mas a partir da tarde de segunda-feira (24) será possível emitir a autorização da mamografia no mesmo dia. Ou seja, as mulheres que buscarem atendimento sairão daqui sabendo onde e quando farão a mamografias, tudo agendado. Nos primeiros dias algumas mulheres saíram daqui com a autorização em mãos, mas devido uma sobrecarga no sistema ficamos impossibilitados de fornecer essa informação na hora para todas, daí a necessidade de voltarem no dia seguinte”, pontuou a enfermeira da Central de Regulação, Regina Greyce Pereira, que juntamente com as enfermeiras da Atenção Básica, Edelma Barbosa e Patrícia Siqueira, realizam o trabalho da Central de Regulação na Praça Alencastro.

Para as mulheres que esperavam a vez da consulta, a satisfação é evidente. Uma delas era Ana do Bom Despacho Padilha, 46 anos, moradora do Residencial Coxipó. “Muito, muito importante para nós essa oportunidade aqui no centro de Cuiabá. Faço tratamento contra o Lúpus e não é fácil a gente correr atrás dos demais exames necessários para nossa saúde, então vim para ver uma mamografia, o CCO, exames de sangue e uma ultrassom transvaginal. Precisamos olhar para nós com atenção”, revelou pouco antes de ser chamada para a consulta.

Rosilda Alves de Souza, 40, do bairro Jardim Novo Horizonte, em Cuiabá, também estava mais aliviada com a oportunidade. Ela aproveitou um intervalo no horário de trabalho para uma vaga de consulta. “Eu preciso de mamografia e CCO, não sei se o médico vai pedir mais alguma coisa, como exame de sangue. Faço acompanhamento porque tenho cistos no ceio e sinto muitas dores, já houve situação de ficarem empedrados e estou atrasada com o acompanhamento, que deve ser a cada três meses, mas desde o ano passado não faço exames e sinto que os cistos voltaram. Então, estou aproveitando a oportunidade aqui. Particular uma consulta com mastologista é mais de R$ 300,00, já a ultrasson transvaginal eu consigo agilizar pelo posto de saúde, mas a mamografia é mais urgente. Por isso não posso perder essa chance”, explicou Rosilda, já com a senha de atendimento em mãos.

Os exames preventivos de colo de útero e de sangue são realizados ali na Praça Alencastro. Os exames de mamografias estão sendo realizados em outros locais conforme contratualização junto a Secretaria Municipal de Saúde para os procedimentos.

Para encaminhamentos de outros exames como ultrassom transvaginal e ultrassonografia de mama, a equipe da Central de Regulação está incluindo no sistema e as pessoas serão contempladas conforme abertura de vagas e chamadas quando estiverem agendadas. Diferente das mamografias que já são agendadas e as pacientes já saem informadas sobre a data da realização do exame.

E, assim, ao encontro das necessidades, o evento Outubro Rosa na Praça Alencastro tem surpreendido os organizadores. “A previsão era para 100 mulheres serem atendidas ao dia, mas já comprovamos que esse número quase dobrou”, explicou a secretária da Mulher, Cely Almeida.

IMPORTÂNCIA PREVENÇÃO

O exame preventivo de câncer de mama e preventivo de colo de útero deve ser encarado pelas mulheres como rotina anual, especialmente a partir dos 40 anos.

A enfermeira Regina Greyce Pereira bem pontuou algumas considerações que envolvem os cuidados com a saúde da mulher no que diz respeito ao câncer de mama e de colo de útero, como valores históricos, de predisposição para a doença, fatores hormonais, bem como fatores externos como a alimentação. E que os exames são preconizados por idade, como a mamografia a partir dos 40 anos.

 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024