Quatro homens foram detidos nesta quinta‑feira (3) na cidade de Alta Floresta (790km de Cuiabá), em mais uma tentativa de ação criminosa com uniforme falsos, distintivos semelhantes ao da Polícia Federal e viatura equipada com giroflex.
Eles visitaram a Polícia Civil e outras instituições locais em dias anteriores, possivelmente em busca de acessos ou vantagens ilícitas, afirmando pertencer ao “Conselho Federal Parlamentar”, supostamente vinculado ao Ministério da Justiça em Brasília, mas não possuiam qualquer relação com o governo.
No dia seguinte, durante uma reunião no gabinete do prefeito com o secretário de Finanças, a Polícia Militar desconfiou e prenderam os quatro em flagrante, por usurpação de função pública, falsidade ideológica, falsificação de selo e símbolos públicos e associação criminosa.
A investigação aponta a tática de “carteirada” e falsos símbolos públicos tinha o propósito de induzir confiança, acessando recursos ou na tentativa de extorquir dinheiro, obter contratos e influenciar decisões administrativas. A prefeitura mantém sigilo sobre o conteúdo da reunião.
Os presos foram levados à Delegacia de Polícia Civil e agora respondem a inquérito que apura quais eram os reais objetivos da farsa.