Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022, 13:33 - A | A

Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022, 13h:33 - A | A

LAÇOS ESTREITADOS

Reunião entre PR/MT e Receita Federal aborda tema sobre novo projeto em sedes de MT

Assessoria de Comunicação

Estreitar os laços administrativos e tratar da expansão da prática de compartilhamento do espaço em sedes próprias. Este foi o objetivo da reunião entre a procuradora chefe da Procuradoria da República em Mato Grosso (PR/MT), Vanessa Zago, e representantes da Receita Federal do Brasil em Mato Grosso, na tarde de segunda-feira (10).

Atualmente, o Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso já divide a sede da Procuradoria da República no município de Cáceres (PRM/Cáceres) com a Receita Federal do Brasil. O compartilhamento da sede se deu a partir de uma reforma pela qual o prédio, que é próprio, da RFB está passando.

 

Mas, devido ao fato de ter sido uma experiência vantajosa para os dois lados, as partes decidiram estreitar os lados administrativos e começar tratativas para que haja a expansão da prática de compartilhamento do espaço em sedes próprias. Ou seja, em locais em que um dos órgãos possua sede própria, há a expectativa de que possa ser feito o compartilhamento do espaço.

A procuradora chefe da PR/MT, Vanessa Zago, explicou que quando há o compartilhamento de sedes há a partilha de gastos com energia, água, segurança entre outros, e que os dois órgãos funcionam tranquilamente com suas individualidades, reduzindo o gasto público, além de facilitar o acesso para a população. “Entendemos que nos tempos atuais precisamos buscar alternativas para reduzir os gastos públicos, sempre priorizando o atendimento ao cidadão e a realização dos nossos trabalhos de forma efetiva”, afirmou.

Para o delegado da RFB em Mato Grosso, Gelson José Schwendler, com a pandemia e a imposição do teletrabalho, houve uma redução no número de pessoas trabalhando presencialmente, deixando espaços vagos e, com isso, as sedes estão caminhando para serem compartilhadas. “Em Cáceres, a junção foi devido a reforma da sede própria da RFB no município, mas que está dando frutos e por isso vamos expandir essa prática para Sinop”, explicou.

A procuradora chefe ressaltou que serão realizados todos os estudos e verificações necessárias junto a Secretaria Estadual da PR/MT e a Coordenadoria de Administração (CA) e, principalmente, com os servidores da PRM/Sinop. “Também vamos ouvir os servidores de Sinop sobre a divisão dos espaços. Queremos que eles participem de todo o processo, afinal são eles que estão lá e que serão impactados com a possível compartilhamento da sede pelos dois órgãos. A reunião de hoje foi apenas o primeiro passo em direção a essa boa prática”, concluiu.

Também participaram da reunião o secretário estadual do MPF/MT, Francisco Pimenta; o chefe de Gestão de Serviços na RFB/MT, Nilton Lourenço; a coordenadora de Administração da PR/MT, Daniela Barros; e a chefe de Gabinete da PR/MT, Letícia de Almeida Clementino Murta.

 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024