Cuiabá, 18 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Domingo, 07 de Janeiro de 2024, 10:45 - A | A

Domingo, 07 de Janeiro de 2024, 10h:45 - A | A

PARCERIA COM O GOVERNO

Sebrae/MT capacita professores da rede estadual com Educação Empreendedora

Assessoria de Imprensa | Sebrae MT

Em uma parceria entre o Governo Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), os professores da rede estadual de ensino serão capacitados com o programa ‘Educação Empreendedora’, para fortalecer o ensino mato-grossense.

Nesta quinta-feira (04.01) durante a Posse 2024 da nova Gestão Escolar, realizada no Centro de Eventos Pantanal, os 2.500 profissionais da educação - entre diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares que tomaram posse para atuarem no quadriênio 2024-2028 nas escolas estaduais – receberam a primeira capacitação ofertada pelo Sebrae/MT, com uma palestra da campeã mundial do basquetebol brasileiro, Hortência Marcari.

O evento registrou a participação de mais de 3 mil pessoas e contou com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, além secretários de Estado, senadores, deputados estaduais e federais, vereadores, além de professores e a comunidade escolar.

Após a cerimônia de posse, subiu ao palco a estrela da noite, Hortência, que abrilhantou o evento com a palestra motivacional ‘Lições de uma vida: estratégia, valores e atitude de uma campeã’, focada em liderança e formação de equipes.

A medalhista olímpica falou aos profissionais da Educação estratégias que ela adotou para conquistar o topo. “Eu falo primeiro sobre a preparação individual que as pessoas têm que fazer para conquistar o seu melhor, e depois eu entro na parte do trabalho de equipe. Porque por mais que você faça algo sozinha, você sempre precisa da ajuda de alguém. Então eu basicamente começo falando sobre o individual e termino falando sobre a importância do coletivo”, explicou a campeã.

Além de mulher de sucesso, ela é uma atleta renomada, jogadora de basquete, dirigente esportiva, comentarista e palestrante. Hortência colecionou ao longo da carreira inúmeros títulos e vitórias, com três medalhas dos Jogos Panamericanos (ouro, prata e bronze). Sem falar que é a maior pontuadora da história Seleção Brasileira de Basquete Feminino (3.160 pontos em 127 partidas oficiais).

Educação Empreendedora

O tema trazido pela atleta vem ao encontro do propósito do Sebrae/MT em propagar a educação empreendedora pelo estado, fortalecendo o espírito empreendedor dentro da comunidade escolar, com exemplos de como fazer um planejamento, lidar com a pressão do dia a dia e ter clareza das metas e objetivos que pretende alcançar.

“A gestão que nós atletas fazemos durante a nossa carreira tem muito da gestão que um empreendedor faz para realizar o seu negócio. Porque não é fácil atingir o sucesso, é preciso ter muito foco para não desistir. E essa força interna eu tive, e quero passar para as pessoas que estão me ouvindo, que serve para empreendedores, para diretores e professores, como é o caso do evento de hoje, pessoas que coordenam equipes e que tem objetivos a serem alcançados”, disse Hortência.

De 04 a 06 de janeiro, os profissionais do ensino mato-grossense receberão treinamento do Sebrae/MT sobre diversos módulos que compreendem a Educação Empreendedora.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT, Sandro Rossi, neste ano, a instituição pretende ampliar as ações nos municípios, promovendo a educação empreendedora em escolas municipais, estaduais, particulares, com o desafio de trabalhar com o público escolar, levando conhecimento aos professores, coordenadores e alunos.

“Estamos com uma parceria com a Seduc e os municípios que estão no programa ‘Cidade Empreendedora’ para ampliarmos essa participação da educação que transforma. Uma vez que nós falamos de educação empreendedora, não é apenas sobre o jovem abrir um negócio, mas sobre uma mudança de entendimento. Estamos falando em comportamentos empreendedores que esse jovem vai ter dentro do mercado de trabalho, como que ele vai se comportar, seja ele um empregado ou um futuro empregador. Então o Sebrae/MT tem o desafio de participar ativamente da transformação desse jovem porque ele é o futuro de amanhã e tem que estar preparado”, falou o gerente.

 
Cuiabá MT, 18 de Maio de 2024