Cuiabá, 19 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sábado, 15 de Outubro de 2022, 17:29 - A | A

Sábado, 15 de Outubro de 2022, 17h:29 - A | A

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Secretaria apresenta relatório da Saúde a vereadores de Cuiabá

Roberta Penha | Prefeitura de Cuiabá

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde - SMS apresentou, nesta sexta-feira (14), o relatório da pasta referente ao segundo quadrimestre de 2022 (maio a agosto), seguindo a Lei complementar nº 141/2012, que determina que o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) apresente as informações referentes à produção, despesas, oferta de serviços na rede assistencial à saúde pública.

O assessor técnico da SMS, Ricardo Venero, fez a apresentação dos dados. Sobre a Atenção Primária, que é composta pelas unidades básicas de saúde, ele revelou que no segundo quadrimestre foram realizados na capital 1.085.387 atendimentos/procedimentos. Foram destacados os trabalhos do Programa Melhor em Casa, realizado pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar – EMAD, que presta serviços de assistência à saúde ao paciente em sua residência e o trabalho do Consultório na Rua, que fez cerca de 3500 atendimentos da população de rua durante o quadrimestre.

 

A Atenção Secundária, que engloba UPAs, Policlínicas e outros serviços especializados, realizaram 1.435.557 procedimentos/atendimentos entre os meses de maio e agosto. O Laboratório Central de Cuiabá – LACEC foi destacado, pois foi responsável por cerca de 30% de toda a produção da Secundária.

A Atenção Terciária, dos quais os hospitais fazem parte, realizou 13.972 internações durante o período de 4 meses, com destaque para o Hospital Santa Helena, que teve 4.059 internações e o Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, que realizou 3.676 internações.

Entre os vários assuntos apresentados, Ricardo falou sobre as ações executadas durante o quadrimestre, como a volta do trabalho de captação de córneas para doação no antigo Pronto Socorro, o início das cirurgias eletivas do Programa MT Mais Cirurgias, com menos de 1% de complicações, finalização das obras dos Centros Especializados em Reabilitação do Planalto e do Pascoal Ramos, que estão em vias de ser inaugurados, assim como duas novas Unidades Descentralizadas de Reabilitação.

Todas as perguntas realizadas pelos vereadores presentes à Audiência Pública foram respondidas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. Em sua fala, a secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend ressaltou o problema enfrentado pela Secretaria com os municípios que mandam para a capital um número de pacientes maior do que o pactuado e a falta de apoio do governo estadual.

“A gestão do SUS é compartilhada nas três esferas de governo. Isto está consolidado nas políticas do SUS, onde o Governo Federal tem as suas obrigações, o Governo Estadual também tem suas obrigações, assim como o Município. A gestão e cofinanciamento dessas ações são de forma tripartite. Nós temos sim que organizar a nossa rede, até porque não trabalhamos com a rede só para Cuiabá, mas para todo o estado, com os três entes dentro deste processo de gestão compartilhada. Se hoje, os hospitais que temos nas macro regiões de saúde estivessem funcionando na capacidade a que se propõem, utilizando os recursos que são distribuídos nessas regionais, já resolveria muito o sistema de saúde de todo o Mato Grosso. Conto com esta Câmara, para que juntos possamos transformar essa realidade”, disse a secretária.

 
Cuiabá MT, 19 de Junho de 2024