Cuiabá, 29 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Domingo, 17 de Março de 2024, 10:24 - A | A

Domingo, 17 de Março de 2024, 10h:24 - A | A

MT NO EUA

Sema apresenta sistemas e processos de fiscalização ambiental em faculdade dos EUA

Assessoria | Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresentou, nesta semana, os sistemas e processos de fiscalização ambiental a estudantes de mestrado e doutorado da Escola de Meio Ambiente, da Universidade de Yale, dos Estados Unidos.

O Estado de Mato Grosso foi escolhido para compor o estudo de caso de uma aula sobre paisagens tropicais sustentáveis.

Durante as semanas que antecederam a viagem até o Brasil, os alunos estudaram conteúdos relacionados com as áreas de geologia, clima, conservação e bioeconomia, além da leitura do Painel Científico da Amazônia - The Amazon We Want -, segundo Paulo Brando, professor de Captura de Carbono em Ecossistemas e especialista em Ecossistemas Tropicais, da Universidade de Yale.

Na Sema, o pesquisador e os alunos foram recepcionados pelas equipes da Coordenadoria de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental e da Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento, onde conheceram como os modelos de geoprocessamento, monitoramento ambiental, fiscalização e desenvolvimento são executados.

“Foram apresentados dados sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os insumos para subsidiar as análises ambientais, tais como a gestão das bases temáticas e o monitoramento da cobertura florestal, além de procedimentos e metodologia da gestão dos alertas para a fiscalização ambiental”, explicou a gerente de Planejamento e Fiscalização da Sema-MT, Graziele Gusmão.

 

No itinerário do grupo, composto por estudantes dos cursos de ecologia, economia, política pública, conservação, entre outras áreas, também foram previstas visitas a outras entidades, como o Instituto Produzir, Conservar e Incluir (PCI) do Governo de Mato Grosso, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Instituto Centro de Vida (ICV) e o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima, em Brasília.

Ao final do semestre, os alunos deverão apresentar para a Universidade um Policy Brief, ou seja, um documento baseado em pesquisa científica que contenha recomendações para o desenvolvimento de políticas públicas. O trabalho deverá ser exposto a todas as organizações parceiras da aula.

 
Cuiabá MT, 29 de Maio de 2024