Cuiabá, 21 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 20 de Setembro de 2022, 10:30 - A | A

Terça-feira, 20 de Setembro de 2022, 10h:30 - A | A

SETEMBRO AMARELO

Servidores da prefeitura de Rondonópolis participam de palestra sobre suícidio

Rafael Vicentini | Prefeitura de Rondonópolis

Acompanhando a campanha nacional do Setembro Amarelo que trata do suicídio, servidores Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) se reuniram na manhã desta segunda-feira (19) para um bate papo sobre o tema. Sinais que identificam propensão ao suicídio, formas de prevenção, unidades públicas que tratam da saúde mental foram alguns dos assuntos abordados.

O secretário da Sinfra, Vinícius Amoroso, que idealizou o encontro, acredita que esse é um momento importante para falar sobre o assunto e que é por meio de uma conversa que as pessoas podem se ajudar e com isso evitar que aconteçam novos casos. Dessa forma, o terapeuta ocupacional da rede municipal de Saúde, Mário Júnior, foi convidado para falar e ouvir os servidores.

 

O terapeuta comentou que a saúde mental está ligada ao completo bem-estar físico, mental e social, portanto é preciso que as pessoas tenham um equilíbrio nessas áreas da vida para que dessa forma seja evitado os casos de suicídio. “Fortalecimentos de vínculos, prática de esportes e ter uma vida saudável são fatores determinantes para uma saúde mental e equilibrada”, destacou Mário Júnior.

Familiares, colegas de trabalhado e amigos também são importantes na prevenção e podem identificar alguns sinais que mostram que as pessoas estão passando por alguma dificuldade precisando de ajuda. Isolamento, pensamentos e atitudes depressivas, comportamentos agressivos e uso de drogas são algumas atitudes que sugerem a necessidade de atenção e ajuda, muitas vezes até de profissionais especializados.

Os servidores participaram relembrando casos de pessoas que precisaram de ajuda ou até cometeram suicídio. Eles compartilharam ideias a partir de sentenças e assuntos comuns discutidos na sociedade como mito ou verdade.

Para finalizar eles conheceram um pouco mais sobre a rede de atendimento de saúde mental do município, que passa pelas unidades básicas de saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que oferecem atendimento especializado gratuito para a população.

 
Cuiabá MT, 21 de Junho de 2024