Cuiabá, 25 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sábado, 08 de Outubro de 2022, 12:39 - A | A

Sábado, 08 de Outubro de 2022, 12h:39 - A | A

MUDANÇA DE VIDA

Sistema Socioeducativo de MT tem primeiro adolescente ingresso na faculdade

Juliano Patrick | Sesp-MT

Alex*, de 19 anos, do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) masculino de Cuiabá, mudou o sentido de sua vida ao garantir o ingresso em uma universidade para o curso de Serviços Jurídicos, Cartórios e Notariais. Ele é o primeiro adolescente do Estado de Mato Grosso, em cumprimento de medida socioeducativa, a cursar o ensino superior.

O socioeducando realizou o Exame Nacional do Ensino Médio em 2021 e conquistou uma bolsa de estudos. O curso ocorre na modalidade Ensino a Distância (EaD), no próprio Case, que conta com um espaço estruturado para proporcionar o ensino nos horários adequados, como se o adolescente estivesse cursando na modalidade presencial.

 

Estudando há dois meses, o jovem ressalta a importância dessa aprovação na sua vida. “É muito importante esse ensino para mim, pois sinto que não estou parado no tempo e, talvez lá fora, eu não estaria estudando. Quando eu sair tenho certeza que vou continuar os estudos”.

A secretária-adjunta de Justiça, Lenice Barbosa, destaca o reflexo positivo que a aprovação na universidade proporciona na vida do jovem, além do compromisso do atual governo e dos servidores para que isso seja possível.

“Essa aprovação reflete o empenho do socioeducando em mudar a sua vida, bem como todo o compromisso dos servidores, gestores e atual governo com a socioeducação. A educação é o pilar e abre portas”, afirma a secretária de Justiça.

Já o diretor do Case masculino de Cuiabá, Urias Dantas, pontua a relevância desse momento de formação do jovem, assim como a expectativa de que essa aprovação seja uma inspiração para os demais socioeducandos da unidade.

“É com grande alegria e satisfação que temos um adolescente da nossa unidade cursando uma faculdade. Essa é a oportunidade de o jovem crescer e mudar de vida. Esperamos que mais adolescentes sintam-se inspirados e sejam inseridos nesse contexto”, enfatiza.

Educação
Estimular e promover o estudo é um dos objetivos do Case masculino de Cuiabá, que oferta regularmente o ensino aos adolescentes em conflito com a lei. Ao todo, 30 socioeducandos estão matriculados e cursando o ensino fundamental e médio na unidade.

*Alex é nome fictício

 
Cuiabá MT, 25 de Junho de 2024