Subiu para dez o número de hospitais públicos de Mato Grosso que já estão com o ‘sinal vermelho’ para ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pactuados para pacientes covid-19. Destes, um já não tem mais vagas, o Hospital Regional de Rondonópolis (10 leitos). A classificação vermelha se dá a partir dos 60% de ocupação.
Até o começo desta semana, a lista tinha oito hospitais. O boletim epidemiológico divulgado pelo governo do Estado na terça-feira (5) incluiu o Hospital São Benedito, em Cuiabá, que está com 24 de seus 40 leitos de UTI ocupados. Nesta quarta (6), o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também passou a integrar a lista, com 51 dos 80 leitos ocupados.
Veja a lista completa no final da matéria.
Ao todo, Mato Grosso possui 418 leitos de UTI pactuados para atendimento exclusivo de pacientes covid-19. Destes, 403 são adultos, dos quais 226 estão ocupados, uma taxa de 56,08%.
O Estado também dispõe de 15 leitos pediátricos, sendo que sete já estão com pacientes, o que representa 47% de ocupação.
O relatório também informa que outras oito unidades estão com classificação amarela, que compreende o intervalo de 30% a 60% de taxa de ocupação.
Apenas três hospitais estão classificados com a cor verde, quando menos de 30% de seus leitos de UTI estão ocupados.