Finalmente podemos chamar nossa estação de inverno não é mesmo? Bom, isso é que o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) prevê. Segundo ele, Mato Grosso deve enfrentar uma queda brusca nas temperaturas, começando de forma suave neste final de semana e se intensificando a partir da próxima segunda-feira (28), podendo jogar as temperaturas em alguns lugares do estado para gélidos 3°C.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
Em Cuiabá, no final de semana, as temperaturas ficam mais baixas do que no resto da semana. No sábado, a mínima pode registrar 20°C e a máxima 32°C. No domingo, a situação fica semelhante, com a mínima prevista em 21°C e a máxima 30°C.
Várzea Grande terá um final de semana mais fresco. No sábado, a mínima pode registrar 20°C e máxima 31°C. No domingo o clima esfria mais um pouco e a mínima pode registrar 20°C e a máxima 28°C.
Conhecido por ter temperaturas mais frias que o resto dos municípios do estado, nosso pequeno paraíso também terá um final de semana frio. Chapada dos Guimarães pode registrar mínima de 15°C e máxima 28°C no sábado. Já no domingo, a cidade pode registrar mínima de 15°C e máxima de 26°C.
E o frio, vai ter mesmo?
Segundo o Cptec, ele vem e vem forte. O mato-grossense pode esperar por temperaturas bem diferentes dos habituais. Cuiabá por exemplo terá o seu pico de frio na quarta-feira (30) quando a mínima na capital pode registrar 8°C e a máxima 26°.
Os várzea-grandenses também podem esperar uma "friaca braba” na quarta-feira, podendo sentir uma mínima de 7°C e a máxima de 25°C.
E a recordista do frio da vez vai para Chapada dos Guimarães. Por lá a temperatura na quarta-feira pode registrar 3°C de mínima e máxima de 23°C.
Mas é só na região próxima à Cuiabá que o frio vai chegar? Não, outros municípios também serão presenteados com um frio intenso, como é o caso de Cáceres, que na quarta-feira pode registrar mínima de 5°C e máxima de 24°C.
Não se esqueça de deixar o casaco tomando um “ar” fora do guarda-roupa pra tirar o cheiro de naftalina.
*Estagiário sob a supervisão do jornalista Tarley Carvalho