Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2022, 12:52 - A | A

Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2022, 12h:52 - A | A

FEITO HISTÓRICO

Tenente-coronel de MT é a primeira mulher do país a se formar no curso da Rota-SP

Hallef Oliveira | PMMT

A tenente-coronel Susane Tamanho, da Polícia Militar de Mato Grosso, é a primeira mulher do Brasil a se formar em um curso de especialização do Batalhão de Choque e Rondas Ostensivas “Tobias de Aguiar” (Rota) da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A cerimônia de formatura foi realizada na manhã desta quinta-feira (1º.12), na sede da unidade, na capital paulista.

O Batalhão da Rota foi fundado em 1º de dezembro de 1970, no Estado de São Paulo, sendo a primeira unidade de policiamento no país especializada no patrulhamento tático motorizado. O curso oferecido pela equipe tem a formação voltada para atuação contra o crime organizado e repressão a quadrilhas especialistas em crimes violentos.

 

Para a tenente-coronel Susane, a sensação é de “extremo orgulho e gratidão” por ter finalizado a formação e entrar para a história da Polícia Militar, sendo a primeira mulher no país formada em mais de 50 anos de existência do Batalhão.

“Todas as polícias do país se espelham na Rota quando o assunto é patrulhamento tático. Estar no batalhão, ter vivido a rotina e feito o curso com policiais extremamente dedicados, é uma sensação de orgulho, pertencimento e de poder demonstrar que nós mulheres somos capazes, somos fortes, determinadas, e que conseguimos, através dos nossos esforços, ter o nosso espaço reconhecido”, afirma.

Atual comandante da Força Tática do 1º Comando Regional, a tenente-coronel também ressalta a importância de se atualizar tecnicamente em um curso de alto nível e trazer os ensinamentos para as unidades da Força Tática, tanto da Capital quanto de outros comandos regionais da PMMT.

“O aprendizado técnico é elevadíssimo, com instruções do mais alto nível de conhecimento. Tenho 23 anos de PMMT e fazer um curso nível desse é muito bom. Esperamos disseminar todo esse ensinamento para a nossa Força Tática. O Rota é o berço do patrulhamento tático e os ensinamentos que recebemos são fundamentais para fazer com que nossas tropas táticas sejam sempre especializadas, para continuarmos levando um serviço de extrema qualidade para a sociedade mato-grossense”, finaliza a tenente-coronel Susane.

A especialização, que exige um preparo físico e mental do operador da doutrina da Rota, teve duração de 30 dias e finalizou com 35 formandos de todo o país. Além da tenente-coronel Susane, a PMMT também foi representada pelo tenente-coronel Sávio Pellegrini Monteiro, subcomandante da Força Tática do 1º CR.

 
 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024