Cuiabá, 24 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,50
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 04 de Junho de 2021, 10:49 - A | A

Sexta-feira, 04 de Junho de 2021, 10h:49 - A | A

VACINAS DA EDUCAÇÃO

Trabalhadores de creches serão vacinados primeiro em Cuiabá

Gabriel Soares | Jefferson Oliveira
Editor-Chefe | Repórter | Estadão Mato Grosso

Trabalhadores que atuam em creches e berçários serão atendidos primeiro na campanha de vacinação de Cuiabá, que teve início nesta sexta-feira (4), em ato simbólico comandado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). A campanha deve atender 15 mil educadores que atuam na capital. Os trabalhadores serão chamados conforme a área de atuação, sem qualquer tipo de prioridade para a rede pública ou particular.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

A decisão da Prefeitura de Cuiabá foi por seguir estritamente a nota técnica do Ministério da Saúde, quando orientou a vacinação dos profissionais da educação. O Ministério orienta a prioridade para trabalhadores de creche. Na sequência, vêm os profissionais que atuam nas pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e assim por diante, até concluir com os trabalhadores da educação superior e técnicos administrativos.

“Nós fizemos esse escalonamento. Primeiro, hoje, serão vacinados os profissionais lotados em creche. [...] Se for particular, ele terá a mesma [prioridade]. No mesmo período será vacinado todos. Esse atendimento não é por esfera, mas sim por modalidade de atendimento”, explicou a secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Villar.

Mais de 9,5 mil profissionais da Educação já haviam feito o cadastro para vacinação até a última quarta-feira (2), segundo informou a Prefeitura de Cuiabá. A expectativa inicial é atender mais de 15 mil trabalhadores do setor, mas o total ainda pode aumentar, já que algumas escolas particulares ainda não enviaram a listagem de pessoal.

Ainda não há uma estimativa de quando será concluída a vacinação dos trabalhadores da Educação em Cuiabá. O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, disse acreditar que todos os educadores de Mato Grosso estarão vacinados em até dois meses, mas levantamento feito pelo Estadão Mato Grosso aponta que a aplicação da primeira dose pode ser concluída em até cinco semanas.

“É uma grande expectativa por todos os profissionais da Educação, para que a gente possa planejar uma volta às aulas no futuro com mais segurança”, destacou Villar.

DOCUMENTAÇÃO

Os profissionais de educação precisarão apresentar comprovante de vínculo empregatício, destacando sua área de atuação. No caso da rede particular de ensino, esse documento deve ser expedido pelas empresas.

Além do comprovante de vínculo, é preciso apresentar comprovante de endereço e do agendamento realizado pelo site da campanha Vacina Cuiabá.

Cuiabá MT, 24 de Junho de 2025