A Secretaria de Mobilidade Urbana informa à população que, neste domingo (15), o transporte coletivo da Capital irá operar com 70% da frota total de veículos disponível. A medida, adotada por conta das eleições municipais e suplementar para o cargo de senador, representa um incremento de 30% em relação aos fins de semanas habituais.
O aumento do número de veículos em circulação tem o objetivo de suprir a demanda prevista para a programação eleitoral do próximo domingo. De acordo com a Diretoria de Transportes da Semob, em períodos comuns, a frota em circulação aos fins de semana é de 40%. O percentual é considerado suficiente para o atendimento de toda a cidade que, segundo monitoramento, apresenta uma redução aproximada de 80% no número de passageiros.
Além disso, em caso necessidade, 11 veículos estarão de retaguarda, em pontos estratégicos como, por exemplo, nos bairros CPA I, CPA III, Pedra 90, Osmar Cabral/Tijucal e Parque Cuiabá/Santa Terezinha.
Por conta da pandemia da Covid-19, esse ano as seções eleitorais serão abertas uma hora antes do que comumente ocorre. Os eleitores poderão comparecer às urnas das 7h às 17h, sendo que o período entre 7h e 10h é reservado, preferencialmente, às pessoas com idade acima de 60 anos.
Interdição
Além do aumento na frota do transporte coletivo, a Semob também auxiliará o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) com a interdição da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA). Já nesta sexta-feira (13), a Secretaria instalará as faixas de sinalização aérea, para informar os condutores sobre a intervenção a partir das 6h de sábado (14).
Conforme solicitação feita pelo TRE, a partir das 6h de sábado, o trecho entre a rotatória da Morada do Ouro e a Justiça Federal já estará fechado, no sentido centro-bairro. No mesmo dia, às 18h, a interdição atinge outro sentido da avenida, interrompendo totalmente o trânsito no local até às 22h de domingo (15).
Após a interdição total, o tráfego de veículos será exclusivo para servidores e demais colaboradores que estiveram a serviço da Justiça Eleitoral, bem como delegados/fiscais de partidos e coligações devidamente credenciados. Os veículos devem estar identificados com o dístico da Justiça Eleitoral e viaturas policiais também terão acesso permitido.