Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sábado, 27 de Agosto de 2022, 16:06 - A | A

Sábado, 27 de Agosto de 2022, 16h:06 - A | A

TRANSPARÊNCIA

TRE-MT credencia interessados em participar da auditoria das urnas eletrônicas

Nara Assis/TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) fará o credenciamento de interessados em indicar seções eleitorais para terem as urnas submetidas aos testes de integridade e de autenticidade. Poderão ser habilitados representantes de partidos políticos, federações, coligações, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), e demais entidades fiscalizadoras listadas no Art. 6º da Resolução TSE n° 23.673/2021.

A reunião de credenciamento ocorrerá no dia 29 de agosto, às 14h, na sala de reuniões do piso térreo do Tribunal, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 4.750, Bosque da Saúde, em Cuiabá. Com esta habilitação, os representantes credenciados ou seus procuradores poderão indicar, na cerimônia de sorteio das seções eleitorais, aquela cuja urna eletrônica será auditada. Esta cerimônia está prevista para ocorrer na véspera do pleito, no auditório do TRE-MT.

 

O teste de integridade visa demonstrar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas eletrônicas. Já o teste de autenticidade dos sistemas eleitorais serve para comprovar que a urna eletrônica possui os mesmos sistemas abertos, compilados, assinados e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro será feito em 20 urnas eletrônicas, no auditório da FATEC/SENAI, no mesmo dia e horário da eleição. O segundo teste é feito dentro da seção eleitoral, também no dia do pleito, pouco antes do início da votação.

Para a habilitação, será preciso comprovar a identidade, por meio da apresentação de documento oficial com foto, acompanhado do título de eleitor. A fim de confirmar a legitimidade dos representantes dos partidos políticos, federações e coligações, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realizará consulta ao Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP).

É importante ressaltar que qualquer pessoa pode acompanhar os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, bastando apenas comparecer às cerimônias. Neste caso, é possível ver como funcionam os trabalhos, sem, no entanto, interferir no processo.

Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024