Cuiabá, 19 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 14 de Outubro de 2022, 16:23 - A | A

Sexta-feira, 14 de Outubro de 2022, 16h:23 - A | A

SAÚDE DA MULHER

UBS Tijucal concentra ações da campanha Outubro Rosa neste sábado (15)

Eliana Bess | Prefeitura de Cuiabá

Com a proposta de atender o maior número de mulheres para a realização de exames preventivos de câncer de mama, foco da campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde concentra, neste sábado (15), as ações da Regional Sul, na Unidade Básica de Saúde do Tijucal. Também serão ofertados exames preventivo de câncer de colo de útero ( CCO), palestras, práticas integrativas e de beleza, entre outros atendimentos. Mais de 70 servidores estarão envolvidos no evento, que acontecerá das 8h às 16h, através da coordenadoria de Atenção Básica.

“Estamos trabalhando para atender o maior número de mulheres, oportunizando para aquelas que não puderam comparecer durante a semana a uma Unidade Básica de Saúde, que busquem esses cuidados, então, aos sábados. Dessa forma, não mediremos esforços para que a ação seja um sucesso de atendimento e de público”, explicou o coordenador da Regional Sul, Tércio Antônio de Resende.

 

A meta anual da SMS é realizar 23.684 exames de mamografia em mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos e 57.171 exames de CCO em mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos. Com as ações do Outubro Rosa, esses números ficam mais próximos de serem alcançados.

Mensalmente são disponibilizadas pela SMS 700 vagas para realização de exames de mamografia, estendida também para realização do preventivo do colo de útero, já aproveitando à presença da mulher na unidade de saúde.

Para a abertura dos trabalhos, neste sábado, está programada a palestra “Sexualidade e Autocuidado”. E ao longo da programação, muitas outras atividades, especialmente exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero (CCO).

Haverá atendimento psicológico, serviço social – orientação e planejamento familiar, e demais direcionamentos conforme necessidade. Na área odontológica, orientação e higienização em saúde bucal, avaliações e encaminhamentos para tratamentos, se houver demanda.

Profissionais terapêuticos estarão atendendo com Reiki, Chi Kung, Auriculoterapia, Aromoterapia, Chás terapêuticos e Benzimento. Serão disponibilizadas, ainda, práticas de beleza.

“A SMS está intensificando a ação do Outubro Rosa aos sábados nas regionais, mas, as ações estão acontecendo no decorrer da semana, em todas as Unidades Básicas de Saúde, onde cada UBS tem autonomia para idealizar a programação que inclui exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero. A população pode procurar a UBS que estiver mais próxima da sua residência”, destacou o coordenador de Programas Especiais da Atenção Básica da SMS, Márcio Frederico de Macedo Arruda.

O Centro de Saúde Dom Aquino, em Cuiabá, também realizará ações voltadas ao Outubro Rosa, neste sábado (15), das 8h às 16h. Além dos exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero, especialmente os que foram agendados no decorrer da semana, haverá teste rápido de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), solicitação de exames laboratoriais, atualização de caderneta de vacina e palestra educativa sobre câncer de mama e no colo do útero.

Além das ações citadas, a SMS realizará na próxima semana, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher e Núcleo de Apoio a Primeira Dama, a programação na Praça Alencastro, em Cuiabá. Na oportunidade, profissionais de saúde da Atenção Básica, estarão ministrando palestras sobre a importância dos exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero e orientando sobre o autoexame.

AGENDA DE EVENTOS - OUTUBRO ROSA

22/10 – Altos da Serra

27/10 – UBS Guia (Rural)

29/10 – Clínica da Família

 
Cuiabá MT, 19 de Junho de 2024