Apesar de o Ministério da Saúde ter anunciado nesta terça-feira (19) que já concluiu a distribuição do primeiro lote das vacinas, alguns municípios de Mato Grosso terão que esperar até sexta-feira (22) para receber as primeiras doses da Coronavac. É o caso, por exemplo, de alguns municípios da Região Norte de Mato Grosso, onde há maior dificuldade de acesso.
Considerada a ‘capital do Nortão’, Sinop (479 km de Cuiabá) só receberá as primeiras doses da vacina nesta quarta-feira (20). O transporte será realizado de forma aérea, em aeronaves do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas). O horário não foi revelado.
De lá, a vacina ainda será encaminhada ao Escritório Regional de Saúde, onde será submetida a checagem antes de ser distribuída aos municípios da região. As cargas devem partir entre quinta e sexta-feira (21 e 22). Todo esse processo será feito sob um rígido esquema de segurança, para evitar que a vacina seja interceptada por grupos criminosos.
A Prefeitura de Sinop informou que só deve receber uma pequena parcela das vacinas agora e que o governo estadual deu prazo de 15 dias para envio das vacinas que serão destinadas à segunda dose.
Outras remessas de vacinas já foram entregues nesta terça-feira. Aeronaves do Ciopaer já encaminharam os imunizantes para as Regionais de Rondonópolis, Diamantino, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Cáceres.
Mato Grosso recebeu do Ministério da Saúde 126.160 doses da vacina, que irá contemplar 60.074 pessoas, com duas doses. O envio dos imunizantes aos 16 polos regionais conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), das Polícias Federal e Rodoviária Federal e do Ministério da Defesa.
São contempladas na primeira fase da vacinação, de acordo com o direcionamento do Ministério da Saúde, trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, pessoas idosas com 60 anos ou mais que vivem em asilos e/ou instituição psiquiátricas e povos indígenas vivendo em aldeais.