Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Segunda-feira, 19 de Setembro de 2022, 10:40 - A | A

Segunda-feira, 19 de Setembro de 2022, 10h:40 - A | A

EM LUCAS DO RIO VERDE

Vacinação antirrábica nas áreas rurais será realizada nesta sexta-feira (23)

Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa a população das áreas rurais que, na próxima sexta-feira (23), das 7h30 às 12h, a Vigilância Sanitária fará a vacinação antirrábica de cães e gatos nas comunidades. A aplicação das doses será em espaços específicos, conforme cronograma.

A solicitação é para que os donos de pets levem a caderneta de vacinação atualizada. A vacina contra a raiva deve ser aplicada anualmente em animais domésticos.

 

Para ser vacinado, o animal precisa ter acima de três meses de vida e não estar doente no dia da vacinação. Além disso, em casos de fêmeas, não pode estar gestante ou amamentando.

Confira abaixo o cronograma de acordo com cada comunidade:

Dia: 23/10 (sexta-feira)

Horário: 7h30 às 12h

Locais:

- São Cristóvão – PSF IX

- Groslândia – PSF IX

- Campinho Verde – Em frente à igreja

- Itambiquara – Será feita a avaliação com os moradores locais, indo até as residências onde houver necessidade.

Em Lucas do Rio Verde, a meta é imunizar 14.671 animais até o final da campanha deste ano. Até o momento, 10.609 cães e gatos já foram imunizados.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda com um alto nível de letalidade, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro.

A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a raiva e morder, lamber ou arranhar um indivíduo, ele pode acabar por desenvolver a doença.

A vacinação dos animais é a melhor forma de prevenir a difusão da raiva. Dessa forma, a vacinação antirrábica é essencial não só para cães e gatos, como também é uma forma de prevenção da saúde pública.

 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024