O Deputado Aguinaldo Ribeiro, que foi o relator da Reforma Tributária, acredita que a aprovação acontecerá até março. O texto está sendo analisado e deve ser feito alguns ajustes no mesmo, foram feitas inclusive durante a pandemia 11 audiências públicas no ano passado.
De acordo com Aguinaldo Ribeiro houve um consenso com estados e municípios para votar a reforma no final do ano passado, porém esta proposta entrou em uma disputa política com o governo e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
Objetivo da Reforma Tributária
Votar a Reforma é uma necessidade imposta pela crise econômica atual. O objetivo é unificar impostos que incidem sobre o consumo, como ICMS e a Cofins.
PEC 45/19
Esta é uma proposta de estudo de autoria do Deputado Baleia Rossi (MDB-SP), este candidato é apoiado por Maia à presidência da Câmara. Mas na proposta que apoia Arthur Lira (PP-AL), foi apresentada uma proposta de unificação ao PIS e a Cofins.
De acordo com o Deputado Joaquim Passarinho, ele acredita que o acordo está próximo, pelo menos um acordo para a votação da reforma tributária na Câmara.
Já para o Deputado José Guimarães (PT- CE), completa que a oposição não deve ser um motivo para a simplificação tributária, porém é preciso um pouco mais.