Cuiabá, 21 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Economia Sábado, 27 de Janeiro de 2024, 08:09 - A | A

Sábado, 27 de Janeiro de 2024, 08h:09 - A | A

CARNAVAL 2024

Bares e restaurantes devem faturar 15% a mais que no ano passado

Da Redação

Em quatro dias intensos de muita folia, o Carnaval 2024 promete impulsionar o faturamento de bares e restaurantes em 15%, comparado ao mesmo período do ano passado. A expectativa foi divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que projeta um cenário otimista para o setor, buscando recuperação da pandemia de covid-19 em 2020.

"A festa movimenta vários setores e é uma oportunidade para bares e restaurantes aumentarem suas receitas neste período do ano. Muitas cidades de Mato Grosso celebram o Carnaval, unindo diversão e economia, com atividades turísticas que atraem pessoas, proporcionando a chance de conhecer e desfrutar dos atrativos e da culinária local", avalia Lorenna Bezerra, presidente da Abrasel em Mato Grosso.

De acordo com Lorenna, o setor está confiante e com boas expectativas. "Além disso, com o aumento do movimento, há uma influência positiva na geração de mão de obra temporária, gerando emprego e renda para a população de Mato Grosso", destaca.

Para confirmar essa projeção, a empresária Selma Zarour planeja contratar serviços temporários para trabalhar durante o "CarnaRock", evento realizado todos os anos no Rock Burguer. "A pegada do Rock Burguer é diferente, mas aproveitamos para fazer uma matinê no domingo de Carnaval, proporcionando opções para os adultos com crianças", disse em entrevista ao Estadão Mato Grosso.

Para dar suporte à equipe, freelancers serão contratados. "A expectativa é grande, já que nos finais de semana e feriados temos um maior movimento. Esperamos que as pessoas procurem a hamburgueria, que na programação normal já oferece música ao vivo, espaço kids, e, nessa data (Carnaval), a matinê no domingo", ressalta.

Segundo ela, a projeção é de um aumento de 10% no faturamento durante o Carnaval. "Vejo que o Carnaval em Cuiabá ainda é um movimento fraco. Em outros lugares, sempre há investimento, blocos de rua, mas aqui fica mais centralizado, e nos últimos anos não gerou aumento de vendas para a gente. Mas quando tinha bloco de rua, antes da pandemia, aqui próximo, o movimento aumentava e gerava renda para quem tem restaurantes próximos", avaliou.

Mas para esse ano, a expectativa é diferente, já que a empresária acredita que haverá uma procura maior por lugares para curtir a folia. "Vamos atender todos os dias. No domingo, teremos uma decoração diferenciada, um pouco de música mais voltada para o lado infantil, mas não vamos perder a essência. Ainda teremos o rock", garantiu.

Quem também compartilha dessa expectativa é o empresário Gian Castrillon, um dos sócios do Restaurante Baronês, que este ano preparou uma estrutura para a folia que irá fechar uma parte da Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá. Segundo ele, a expectativa é que 1.500 a 2 mil pessoas passem pelo Bloco Turma da Laje. Para isso, foi necessária uma megaprodução.

"Para atender nosso público, nesse projeto que sempre foi um objetivo nosso, falamos com nossos fornecedores para que não falte mercadoria para abastecer. Também contratamos mais garçons, seguranças e DJs para atender da melhor maneira possível nossos clientes", contou Gian ao Estadão Mato Grosso.

Castrillon destaca que toda essa movimentação aquece a economia cuiabana. "Criamos mais opções de entretenimento, gerando demanda para hotéis, postos de gasolina, o que acaba fomentando a cultura e a economia do município". O empresário pontua ainda que, apesar da expectativa alta para o Carnaval, o bar já se antecipou nas comemorações e aposta em um esquenta já para esta sexta-feira, 26 de janeiro, com atrações como Léuo e Douglas Cabral, garantindo uma noite repleta de música e descontração.

 
Cuiabá MT, 21 de Maio de 2024