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Economia Sábado, 02 de Dezembro de 2023, 11:29 - A | A

Sábado, 02 de Dezembro de 2023, 11h:29 - A | A

PAPAI NOEL GENEROSO

Compras de Natal devem movimentar R$ 2,05 bilhões no comércio de MT

Da Redação

As compras de presentes para o Natal deste ano devem movimentar R$ 2,05 bilhões no comércio de Mato Grosso. A estimativa foi feita por uma pesquisa do Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL Cuiabá), que indicou que os consumidores devem gastar, em média, R$ 1.252,59 com os presentes, um valor maior que o desembolsado no Natal do ano passado.

Fábio Granja, superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo núcleo, explicou que os dados apresentados constatam a expectativa de alta de 14,86% nas vendas, descontada a inflação de 2023, em relação com o mesmo período do ano passado.

 

"Neste ano, o valor médio gasto nos presentes obteve alta de 24,93%. Com mais de 1,64 milhão de pessoas percorrendo pelos corredores comerciais do Estado, a estimativa é termos um movimento de mais de R$ 2,05 bilhões em gastos, o que faz do período natalino o principal em vendas do ano", afirmou ele.

A expectativa de crescimento é reforçada por um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados da CNC foram analisados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) e mostram um aumento de 1,8% na Intenção de Consumo das Famílias em novembro, na comparação com o mês anterior, atingindo 104,3 pontos e permanecendo, inclusive, na margem de satisfação do índice pelo terceiro mês consecutivo.

A pontuação atual também é bem superior no comparativo com o mesmo mês do ano passado, quando somava 77,7 pontos, em margem de insatisfação. O crescimento no período, segundo análise do instituto, está 34,2% superior e é o maior desde março de 2015.

"A permanência na zona de satisfação também contribui na confiança dos empresários, não somente de Cuiabá, mas do estado, que veem este período do ano como um dos melhores para elevarem o faturamento, em razão das datas comemorativas que se aproximam", aponta José Wenceslau de Souza Júnior, presidente da Fecomércio-MT.

A pesquisa da CDL aponta ainda que, os principais presenteados nesta data serão os familiares, sendo filhos (23,9%), esposo(a) (20,4%), mãe (18,2%), pai (13,6%), sobrinho(s) (5,5%), irmão(ã) (3,8%), seguidos por namorado(a) (1,8%), amigos (1,7%) e outros (11,1%), os mais lembrados.

Para 57,6% dos consumidores, a principal forma de pagamento ocorrerá pelo meio parcelado, com destaque para: cartão de crédito (80,9%), crediário (13,7%) e boleto (5,4%). E para quem optou por pagar à vista, os destaques são: cartão de débito (35,8%), dinheiro (32,1%) e PIX/transferência (32,1%). Sobre o planejamento para comprar, 72,9% dos entrevistados ainda não começaram a pesquisar seus presentes e sobre quando pretendem comprar, 73,2% pretendem na semana do Natal, somente 25,1% comprarão antes da última semana da principal data do varejo brasileiro.

No entanto, a pesquisa também revela que os presentes mais desejados na hora da compra são: roupas e calçados (47,8%), brinquedos/pelúcia (16,1%), produtos de beleza (15,7%), celulares/smartphones (4,9%), artigos esportivos (3,5%), eletrodomésticos (3,4%), móveis em geral (2,5%), acessórios (2,1%), itens para decoração de casa (1,2%), viagens (0,5%), itens para decoração (0,5%), livros (0,4%) e outros (1,4%). A média de presentes apresentada ficou em 4 itens.

Para Granja, o Natal de 2023 será o melhor dos últimos cinco anos, tanto para o comércio quanto para o turismo e entretenimento.

"Tivemos incremento nas vendas em todas as datas comemorativas de 2023 e com o Natal não será diferente, ainda mais com os dados apresentados pela pesquisa, a expectativa torna-se ainda maior", concluiu.

 
 
 
 
 
Cuiabá MT, 18 de Setembro de 2024