A disposição para consumir segue crescendo entre os cuiabanos, com o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingindo 118,3 pontos em novembro, o maior nível desde 2015. Este é o sexto aumento consecutivo, conforme a pesquisa mensal da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio-MT (IPF-MT). O índice subiu 1 ponto em relação a outubro e está 13,42% acima do registrado em novembro de 2023.
A última vez em que o índice atingiu pontuação maior foi em março de 2015, quando a pesquisa somava 118,8 pontos. Segundo José Wenceslau de Souza Júnior, presidente da Fecomércio-MT, o avanço na intenção de consumo reflete um cenário de otimismo econômico. O índice aponta para um impulso no consumo, favorecendo o setor de comércio e serviços em todo o estado.
“Na avaliação dos últimos doze meses, o índice atual recebe destaque com a maior pontuação vista desde 2015, apontando para um cenário de consumo impulsionador, o que favorece diversas atividades do comércio e serviços na capital e estado”, destacou.
A pesquisa também revelou uma melhora significativa na segurança dos entrevistados em relação ao emprego. O IPF fez uma comparação com 2015, última vez em que o índice esteve tão elevado. Àquela época, 50,2% dos entrevistados relataram se sentir seguros quanto à situação profissional. Atualmente, esse percentual está em 55,8%. Ao mesmo tempo, o desemprego entre os respondentes caiu de 11,9% para 4,5% no mesmo período.
Já no comparativo mensal, a pesquisa aponta que os itens Compra a Prazo (+7,2%), Nível de Consumo Atual (+2,9%) e Perspectiva Profissional (+2,5%) tiveram as maiores altas. Por outro lado, índices como Renda Atual (-2,1%), Perspectiva de Consumo (-1,7%) e Momento para Duráveis (-1,6%) apresentaram leves quedas.
Mesmo com a redução em alguns índices, 56,5% dos entrevistados consideram sua renda atual melhor em comparação ao ano passado, enquanto 26,4% apontaram estabilidade. Apenas 16,8% avaliam a situação financeira como pior.
CUIABÁ SUPERA A MÉDIA NACIONAL
A capital mato-grossense apresentou um desempenho superior ao nacional. Enquanto Cuiabá avançou, o índice nacional permaneceu estável em 103,2 pontos na comparação mensal e 1,62% abaixo do registrado em novembro de 2023.
Com um cenário de maior confiança no mercado de trabalho e uma disposição crescente para o consumo, o setor de comércio e serviços projeta um final de ano promissor.
“A capital mato-grossense obteve uma melhora mais expressiva em relação ao nível nacional, indicando que a população cuiabana mostra uma tendência maior para o consumo neste período do ano, beneficiando a atividade comercial da região”, concluiu Wenceslau.