Cerca de 66% dos consumidores mato-grossenses pretendem fazer alguma compra na Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, 24 de novembro, ou enquanto durar o período das promoções. As estimativas apontam que a tradicional data de compras, bastante conhecida entre os brasileiros, deve movimentar R$ 500 milhões em todo o estado.
Uma pesquisa realizada pela plataforma TIM Ads ouviu 953 pessoas em Mato Grosso, com um público predominantemente jovem (79% até 34 anos), e mostrou que a maioria (35%) pretende gastar até R$ 500, enquanto 21% desembolsarão de R$ 501 a R$ 1.000 (21%) e 20% pretendem gstar entre R$ 1.001 e R$ 2.000. Outros 12% investirão mais de R$ 2.001 em compras.
A estimativa de preço gasto por consumidor também foi apontada por uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). Ao serem abordados pelos pesquisadores, 54% dos consumidores afirmaram que costumam pesquisar antes de comprar e 34% disseram que a pesquisa on-line é o fator que mais influência sua decisão de compra na Black Friday.
Na pesquisa, dois fatores se destacaram como importantes para os consumidores terem uma experiência de compra positiva: encontrar uma variedade de produtos (54%) a disposição e preços competitivos (49%).
“O sucesso desse evento tem se mantido no Brasil por entregar o que promete: descontos e promoções atraentes para o consumidor, que, geralmente, já sabe o que quer. Garantir um bom atendimento, ambiente seguro e facilidades de troca ou devolução também são para fidelizar esse público. Quando é feita uma boa entrega, cria-se uma boa experiência e as compras na Black Friday acaba por virar uma tradição para essa pessoa”, observa Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT e responsável pela pesquisa.
Outros fatores também se destacaram como relevantes para os mato-grossenses, que são: entrega rápida (36%), atendimento de qualidade (34%), facilidade de navegação no site (22%) e política de devolução flexível (9%).
Já quanto aos produtos que deverão ser mais procurados nesta edição estão os eletrônicos (49%), moda e vestuário (31%), móveis e decoração (25%), beleza e cuidados pessoais (22%), livros e mídia (17%), jogos e brinquedos (15%).
Ao todo, foram entrevistados 347 consumidores, entre os dias 5 e 7 de novembro. A pesquisa foi realizada via telefone e possui 95% de confiança e 5% de margem de erro.
O especialista em finanças pessoais João Victorino explica que a Black Friday é uma ótima possibilidade para se economizar dinheiro diante de grandes oportunidades de descontos. No entanto, as compras precisam ser feitas de forma bastante consciente para que os gastos não aumentem muito e nem deixem o orçamento apertado, o que vai ser prejudicial no momento de pagar as contas.
Segundo João, esse é um evento que precisa da atenção redobrada dos consumidores.
“O ideal é fazer uma listinha do que se pretende comprar e, principalmente, pesquisar os preços em lojas diferentes e antes da data. Assim, você vai saber quanto determinado produto estava custando e qual desconto foi aplicado para a ocasião, conseguindo avaliar se de fato compensa adquiri-lo”, afirma.
Cerca de 66% dos consumidores mato-grossenses pretendem fazer alguma compra na Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, 24 de novembro, ou enquanto durar o período das promoções. As estimativas apontam que a tradicional data de compras, bastante conhecida entre os brasileiros, deve movimentar R$ 500 milhões em todo o estado.
Uma pesquisa realizada pela plataforma TIM Ads ouviu 953 pessoas em Mato Grosso, com um público predominantemente jovem (79% até 34 anos), e mostrou que a maioria (35%) pretende gastar até R$ 500, enquanto 21% desembolsarão de R$ 501 a R$ 1.000 (21%) e 20% pretendem gstar entre R$ 1.001 e R$ 2.000. Outros 12% investirão mais de R$ 2.001 em compras.
A estimativa de preço gasto por consumidor também foi apontada por uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). Ao serem abordados pelos pesquisadores, 54% dos consumidores afirmaram que costumam pesquisar antes de comprar e 34% disseram que a pesquisa on-line é o fator que mais influência sua decisão de compra na Black Friday.
Na pesquisa, dois fatores se destacaram como importantes para os consumidores terem uma experiência de compra positiva: encontrar uma variedade de produtos (54%) a disposição e preços competitivos (49%).
“O sucesso desse evento tem se mantido no Brasil por entregar o que promete: descontos e promoções atraentes para o consumidor, que, geralmente, já sabe o que quer. Garantir um bom atendimento, ambiente seguro e facilidades de troca ou devolução também são para fidelizar esse público. Quando é feita uma boa entrega, cria-se uma boa experiência e as compras na Black Friday acaba por virar uma tradição para essa pessoa”, observa Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT e responsável pela pesquisa.
Outros fatores também se destacaram como relevantes para os mato-grossenses, que são: entrega rápida (36%), atendimento de qualidade (34%), facilidade de navegação no site (22%) e política de devolução flexível (9%).
Já quanto aos produtos que deverão ser mais procurados nesta edição estão os eletrônicos (49%), moda e vestuário (31%), móveis e decoração (25%), beleza e cuidados pessoais (22%), livros e mídia (17%), jogos e brinquedos (15%).
Ao todo, foram entrevistados 347 consumidores, entre os dias 5 e 7 de novembro. A pesquisa foi realizada via telefone e possui 95% de confiança e 5% de margem de erro.
O especialista em finanças pessoais João Victorino explica que a Black Friday é uma ótima possibilidade para se economizar dinheiro diante de grandes oportunidades de descontos. No entanto, as compras precisam ser feitas de forma bastante consciente para que os gastos não aumentem muito e nem deixem o orçamento apertado, o que vai ser prejudicial no momento de pagar as contas.
Segundo João, esse é um evento que precisa da atenção redobrada dos consumidores.
“O ideal é fazer uma listinha do que se pretende comprar e, principalmente, pesquisar os preços em lojas diferentes e antes da data. Assim, você vai saber quanto determinado produto estava custando e qual desconto foi aplicado para a ocasião, conseguindo avaliar se de fato compensa adquiri-lo”, afirma.