Com a proximidade do final do ano, a contratação de funcionários temporários se torna uma oportunidade tanto para as empresas quanto para aqueles que estão em busca de um emprego. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IFM-MT) em Mato Grosso, espera-se a abertura de aproximadamente 6,3 mil vagas temporárias nesse período.
Essas vagas temporárias estão direcionadas aos setores que experimentam uma movimentação aquecida durante o fim do ano, sobretudo no comércio e nos serviços. O aumento da atividade nesse período leva à necessidade de pessoal adicional para atender ao público, trabalhar como vendedores, executar serviços administrativos e outras funções.
Neste ano, a expectativa de aumento no consumo para as datas comemorativas no final do ano impulsionou a taxa de empregos temporários em 2% em comparação com o ano anterior, totalizando 6,2 mil vagas. "Esse aumento na expectativa de vagas temporárias está diretamente relacionado ao crescimento do mercado de trabalho no estado e às perspectivas de gastos no final do ano, com as famílias demonstrando maior disposição para consumir", destacou José Wenceslau Júnior, presidente da Fecomércio-MT.
De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a taxa de efetivação das vagas temporárias é positiva, com a previsão de que 12% delas se tornem efetivas no início de 2024.
Dicas para conquistar uma vaga temporária
Marcelo Treff, especialista em Gestão de Carreira e professor de Gestão de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), sugere que os candidatos estejam atentos às áreas com mais possibilidades de crescimento e, consequentemente, de geração de vagas. É importante identificar as principais exigências e requisitos das vagas, adaptar o currículo e, sobretudo, preparar um discurso eficaz para entrevistas de seleção.
Além da oportunidade de obter uma renda extra ou até mesmo um novo emprego, esse período de vagas temporárias também oferece a chance de expandir sua rede de contatos, proporcionando experiências e aprendizados valiosos para aprimorar o currículo. Para as empresas, a principal vantagem está em atender à demanda sazonal de maneira eficaz, com a possibilidade de estender o contrato ou efetivar o profissional. Além disso, as despesas rescisórias tendem a ser menores.
De acordo com o professor universitário, as vagas mais comuns abertas nesse período estão relacionadas ao comércio em geral, incluindo vendedores (as), operadores (as) de caixa, estoquistas e promotores (as). Algumas vagas também estão relacionadas à indústria de bens ligados às comemorações de final de ano, e cada vez mais oportunidades surgem na área de logística, relacionadas tanto ao comércio físico quanto ao comércio eletrônico.
Vale ressaltar que o contrato temporário é regido pela CLT, garantindo proteção legal tanto para o empregador quanto para o empregado. Conforme a lei, o prazo máximo para um trabalho temporário é de 180 dias corridos, com a possibilidade de prorrogação por até 90 dias, totalizando uma duração máxima de 270 dias.
Cinco dicas para conquistar um emprego temporário:
1. Mostre-se interessado (a)
É muito importante que o candidato se mostre interessado na vaga. Por isso, buscar informações sobre a empresa antes da entrevista é sempre importante. Depois da contratação, se manter proativo é um comportamento que aumenta as chances de efetivação.
2.Mantenha o currículo atualizado
O currículo é o cartão de visita dos recrutadores. O candidato deve se atentar a informações básicas como número para contato e e-mail. Além disso, é importante se certificar que as experiências que constam no currículo estão atualizadas. E sempre incluir palavras-chave para que o sistema de seleção consiga identificar rapidamente o currículo.
3.Permita-se aprender!
Demostrar que está disposto a saber mais é fundamental na hora da entrevista. Mostrar que não tem experiência, mas que tem vontade de aprender transparece maturidade e boa vontade – aspectos que os recrutadores levam muito em consideração.
4.Busque vagas nos lugares certos
Cuidado na hora de buscar uma oportunidade. Hoje existem plataformas digitais que permitem que os candidatos façam o cadastro de currículo e se candidatem às vagas disponíveis de forma gratuita.
5.Esteja disponível!
Como as contratações para as vagas temporárias são rápidas, é muito importante que o candidato esteja disponível para entrevistas e início imediato.