Metade da população economicamente ativa de Mato Grosso irá às compras no Natal. Estima-se que o grupo, em sua maioria da classe média, tem potencial de movimentar quase R$ 1,2 bilhão no comércio e consumo de serviços. A projeção de gastos e o perfil comportamental dos mato-grossenses foram mensurados em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio em Mato Grosso (IPF-MT), divulgada na quinta-feira (10).
De acordo com o instituto, das 603 pessoas entrevistadas, 50% responderam que pretendem fazer compras no Natal. A maior parte fará compras dentro do estado, representando 65% desse grupo, pessoas que planejam gastar até R$ 1 mil no período. Outros 8% afirmaram um dispêndio entre R$ 1 mil e R$ 5 mil em compras.
“Se temos uma população de 1,8 milhão de pessoas economicamente ativas, em Mato Grosso, supõem-se que 950 mil irão às compras. A pesquisa também aponta o quanto elas irão gastar, o que nos faz chegar a uma conclusão de que esses consumidores devem colocar em circulação quase R$ 1,2 bilhão, apenas em Mato Grosso”, explica o historiador Maurício Munhoz, um dos pesquisadores do IPF-MT.
Ao mesmo tempo em que metade da população do estado tem intenção de fazer compras para o Natal, o comportamento de consumidor apresentou mudanças. Conforme a pesquisa, 72% dos que irão consumir afirmaram que se não fosse a pandemia gastariam mais. “Isso não significa, especificamente, que essas pessoas não tenham dinheiro, mas que estão economizando”, aponta o historiador.
Dentre esses entrevistados, 38% pretendem reduzir os gastos no Natal devido à pandemia. Já dos que responderam que não pretendem fazer compras, 56% disseram ser por conta da pandemia.
Ainda, de acordo com a pesquisa, com relação aos locais que esses consumidores pretendem comprar, 47% responderam que irão em lojas locais, 30% e-commerce, 11% em estabelecimentos informais e 10% durante viagens.
Para o superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, a pesquisa revela dados importantes para entender o poder do consumidor para o final de 2020. “Os dados mostram que o setor que estava mais prejudicado durante a pandemia terá um fôlego e uma confiança maior, pois o consumidor pretende viajar, principalmente dentro do estado, e também fazer compras de Natal, em menor proporção comparando ao ano passado, mas demonstra essa intenção”.
RESERVAS DE EMERGÊNCIA
O hábito de ‘poupar’ aumentou entre a população do estado, acompanhando uma tendência nacional. De acordo com o Banco Central (BC), os depósitos em conta poupança no acumulado dos últimos onze meses superaram os de retirada em R$ 145,7 bilhões, um recorde considerado histórico.
“Paralelo à pesquisa, observamos os dados do Banco Central que o aumento do nível da poupança é um reflexo do pagamento do Auxílio Emergencial. Isso mostra que, nesta pandemia, o brasileiro aprendeu a fazer poupança”, observa o pesquisador.
PESQUISA
O Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio em Mato Grosso (IPF-MT) utilizou uma amostra de 603 pessoas, entrevistadas entre os dias 2 e 7 de dezembro, nos municípios de Cuiabá, Acorizal e Campo Verde. Desse grupo, 56% dos entrevistados são do sexo masculino e 44%, do feminino.
A média de idade dos entrevistados é de 38,6 anos. O grau de escolaridade dos entrevistados se concentrou principalmente no ensino médio (54%), seguido pelo superior (42%).