Cuiabá, 23 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,94
Icon search

CUIABÁ

Geral Quarta-feira, 27 de Dezembro de 2023, 08:40 - A | A

Quarta-feira, 27 de Dezembro de 2023, 08h:40 - A | A

LUTO

Arquiteto Mário Gomes morre aos 79 anos em Cuiabá

Da Redação

Faleceu na última segunda-feira (25), o arquiteto Mário Gomes Monteiro, 79 anos, em Cuiabá. A causa da morte não foi divulgada.  O sepultamento foi na nesta terça-feira (26) no Cemitério Piedade. 

Mário Gomes era patrono na cadeira 19 da Academia de Academia de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (AAU-MT). A instituição emitiu uma nota ao arquiteto. 

Mário Monteiro atuou por 31 anos como professor titular na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com participação fundamental na implantação do curso de Arquitetura e Urbanismo, campus Cuiabá. Também foi, em 1997, diretor da Faculdade de Tecnologia e Engenharia, atual estrutura da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia.

Ainda na UFMT, auxiliou na elaboração dos projetos de arquitetura de unidades como Centro de Ciências Agrárias, Museu de Artes, Teatro Universitária e da Biblioteca Central, em conjunto com Rui Fernandes. Outro feito importante, em 1992, foi a contribuição para a elaboração do Plano Diretor do Município de Cuiabá e coordenação da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

“Deixamos nossas condolências à família, pedindo que Deus conforte a esposa, os filhos e netos neste momento de tristeza e dor. Ele deixou de estar entre nós, mas, a sua memória ficará para sempre imortalizada em suas obras e nos corações de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, destaca Rita Chiletto, presidente da AAUMT.

A Academia de Arquitetura e Urbanismo foi fundada no dia 19 de julho de 2018 pela iniciativa de alguns profissionais que se preocuparam em difundir a história, projetos e obras arquitetônicas e urbanísticas de Mato Grosso. Também visa enaltecer e preservar na memória daqueles que contribuíram e prestaram relevantes serviços ao Estado.

 
 
 
Cuiabá MT, 23 de Janeiro de 2025