Cuiabá, 21 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Geral Domingo, 16 de Outubro de 2022, 15:24 - A | A

Domingo, 16 de Outubro de 2022, 15h:24 - A | A

NESTE DOMINGO

Bolsonaro e Lula se enfrentam no primeiro debate do segundo turno

Da Redação

Os dois candidatos à Presidência da República estarão frente à frente na noite deste domingo, 16 de outubro, no debate promovido pela TV Bandeirantes, jornal Folha de S.Paulo, TV Cultura e pelo site de notícias UOL. A transmissão começa às 19h no horário de Mato Grosso (20h em Brasília).

Uma parceria foi fechada com Google e Youtube para ampliar o alcance do programa na internet. Além disso, o debate será retransmitido pelo canal CNN Brasil e por centenas de rádios e TVs públicas de todo o país.

 

O debate será mediado por jornalistas da Band nos dois primeiros blocos. No último bloco, jornalistas de outros veículos assumem o comando.

O objetivo do debate é garantir que os eleitores conheçam melhor as propostas de cada candidato antes de definir o voto no segundo turno das eleições, que ocorre no dia 30 de outubro.

Regras

O formato do debate vai garantir vários confrontos diretos entre Lula e Bolsonaro. Quem responde deverá controlar o tempo dividido entre resposta e tréplica.

"As regras aprovadas são muito boas, flexíveis, elas darão aos candidatos todas as condições e tempos suficientes para que eles expressem suas opiniões, mostrem seus estilos e seus programas. Na verdade, eles ocuparão cerca de 80% desse debate perguntando, respondendo, replicando ou treplicando”, adianta Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo da Band.

No primeiro bloco os candidatos, por ordem de sorteio, terão um minuto e meio para responder a uma pergunta feita por um dos mediadores do debate. Bolsonaro será o primeiro a responder.

Na sequência haverá o primeiro confronto direito. Cada um terá 15 minutos para administrar entre perguntas, repostas, réplicas e tréplicas. Lula abre o confronto.

No segundo bloco, os candidatos responderão perguntas de quatro jornalistas do pool formado por Band, TV Cultura, UOL e Folha de São Paulo. A resposta terá duração de um minuto e meio. Os dois candidatos respondem as mesmas perguntas, em ordem definida por sorteio. Não haverá comentário e nem réplica.

No terceiro bloco, os candidatos respondem perguntas programáticas de jornalistas do pool. Eles terão um minuto e meio para a resposta.

Logo depois há novo confronto direito com 15 minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Bolsonaro abre o confronto.

Na sequência, cada candidato tem um minuto e meio para a sua despedida. Bolsonaro será o primeiro a se despedir, conforme sorteio.

 
Cuiabá MT, 21 de Junho de 2024