Em busca de mais três pontinhos no Brasileirão, o Cuiabá viaja para o Sul para enfrentar o vice-lanterna Coritiba nesta quarta-feira, 18 de outubro, pela 27ª rodada da competição. Será a segunda oportunidade do técnico António Oliveira para fazer valer a ‘lei do ex’ e retornar com uma vitória importante para o clube mato-grossense.
Oliveira comandou o Coritiba no começo da temporada, mas foi demitido em abril, apesar do bom desempenho que apresentava. Desde então, o Coritiba não conseguiu mais se reerguer no Brasileirão e hoje tem apenas 20 pontos, com mais de 90% de chances de ser rebaixado, segundo análise estatística do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Após fechar com o Dourado, Oliveira teve um reencontro com o Coritiba, mas não conseguiu emplacar uma vitória na Arena Pantanal. O Dourado chegou a sair na frente, mas o Coxa conseguiu um empate depois do intervalo.
De lá pra cá, muita coisa mudou no Cuiabá. O time que estava perto da zona de rebaixamento conseguiu se reerguer e hoje está em 11º lugar, com 33 pontos. O Dourado até passou por uma fase ruim, mas parece ter reencontrado seu caminho nos últimos jogos, pontuando em 3 das últimas 4 partidas.
Para o confronto desta quarta-feira, o Dourado tem apenas dois desfalques, enquanto o Coritiba terá que improvisar na zaga com uma dupla nova, devido às baixas.
O lateral-esquerdo Uendel precisou levar oito pontos na testa após se ferir em uma disputa de bola na partida contra o Cruzeiro, no último sábado, 14, e ainda não poderá retornar aos gramados. Ele já passou por todos os exames e se recupera bem em casa, mas ainda sofre com um inchaço no local do ferimento.
O atacante Wellington Silva já está recuperado das dores na região do púbis e iniciou a transição física para o campo, mas ainda não tem seu retorno garantido. Por outro lado, o técnico António Oliveira poderá contar com o retorno do zagueiro Alan Empereur e do volante Lucas Mineiro, que cumpriram suspensão automática.
Já o Coritiba precisará improvisar com uma dupla de zaga inédita para o confronto desta quarta. Na última partida, o Coxa perdeu Kuscevic, que foi agredido por um companheiro de equipe no vestiário e fraturou o maxilar. Além disso, o experiente Henrique recebeu o terceiro cartão amarelo e não poderá jogar. Para piorar, Reynaldo está no departamento médico, enquanto Mauricio Antonio está finalizando a transição, após se recuperar de uma lesão muscular, e deve aparecer apenas no banco.
A solução do técnico Thiago Kosloski é apostar na dupla Jean Pedroso e Thalisson Gabriel, de 19 e 21 anos, respectivamente. Pedroso já jogou pela seleção brasileira sub-20, foi campeão Sul-Americano e chegou a disputar o Mundial. Já Gabriel disputou a Série D no começo do ano e retornou ao Coxa em agosto. Desde então, não jogou nenhuma partida.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
A provável escalação do Cuiabá tem: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Raniele, Denilson e Ronald; Derik Lacerda, Clayson e Deyverson.
Já o Coritiba deve entrar em campo com: Gabriel Vasconcelos; Natanael, Jean Pedroso, Thalisson Gabriel e Victor Luis; Willian Farias, Matheus Bianqui e Sebastian Gómez; Marcelino Moreno, Slimani e Robson.