Prestes a encerrar sua melhor campanha da história na Série A do Brasileirão, o Cuiabá recebe o Internacional nesta quarta-feira, 29 de novembro, para o antepenúltimo jogo da temporada. O destino do Cuiabá no próximo ano já está selado, com vaga garantida na Copa Sul-Americana, e o jogo deve servir apenas para buscar uma colocação melhor na tabela, engordando o prêmio ao final do Brasileirão.
Apenas dois pontos separam o Cuiabá e o Internacional na tabela. Com 48 pontos, o Dourado está em 9º lugar, enquanto o Internacional está em 11º, com 46.
A partida pode mudar pouco no futuro dos times para o próximo ano, mas vale muito em termos financeiros. Cada posição na tabela rende um ‘adicional’ de R$ 2,5 milhões no prêmio do Brasileirão. Ou seja, a partida vale quase R$ 5 milhões para o Internacional, que pode subir para a 9ª posição se vencer, tomando ainda uma parte do prêmio do Dourado.
Já para o Cuiabá, só há a opção de segurar sua posição, já que há uma distância de 4 pontos para o 8º colocado, o Athletico Paranaense. Mesmo assim, uma eventual vitória pode ajudar o Cuiabá a alcançar uma premiação mais recheada nas próximas rodadas. Além disso, o Cuiabá tem a obrigação de defender sua posição, já que o São Paulo está um ponto atrás e tem sede para subir na tabela.
Cuiabá e Internacional se enfrentaram 7 vezes na história e o retrospecto aponta para uma paridade de forças entre os clubes. Colorado e Dourado têm duas vitórias cada e outras três partidas terminaram empatadas. Considerando apenas os duelos pelo Brasileirão, o Cuiabá leva a melhor, com duas vitórias. O Inter levou a melhor apenas uma vez e outras duas partidas terminaram empatadas.
O Dourado levou a melhor quando os dois clubes se encontraram no primeiro turno do Brasileirão. Na ocasião, o Cuiabá venceu o Inter por 2 a 1, em uma virada impressionante com gols de Raniele e Deyverson.
Para completar, o Internacional nunca venceu o Cuiabá na Arena Pantanal. Das três vezes em que visitou a capital de Mato Grosso, o Colorado saiu derrotado uma vez e precisou aceitar o empate outras duas vezes.
Os dois times chegam para esse confronto com sequências positivas, acumulando 2 vitórias, 2 empates e uma derrota.
DESFALQUES
O Dourado não tem nenhum desfalque para a partida. Já o Inter tem dúvidas quanto à participação de duas peças-chave de seu time: o atacante Enner Valencia e o zagueiro Vitão. Eles apresentaram sinais de desgaste físico na última partida, contra o Bragantino. Vitão sentiu a coxa e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo. Já Valencia deixou o jogo no intervalo, após marcar o gol da vitória, reclamando de dores musculares.
Por outro lado, o Colorado conta com o retorno de Alan Patrick e Aránguiz, que já cumpriram suspensão automática.
POSSÍVEIS ESCALAÇÕES
O Cuiabá deve entrar em campo com: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Allyson, Alan Empereur, Rikelme; Raniele, Denilson; Jonathan Cafú, Clayson e Deyverson. Técnico: António Oliveira.
Já o Internacional deve jogar com: Rochet; Bustos, Vitão (Igor), Mercado, Renê; Johnny, Aránguiz, Mauricio, Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia (Luiz Adriano).