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TRADE EM EXPANSÃO

Etno Expo amplia circuito de etnoturismo em MT e fortalece valorização cultural

Ao todo, sete etnias de 32 aldeias espalhadas por cinco municípios entrarão no circuito das atividades deste segmento; iniciativa visa promover inclusão dos povos originários com autonomia no setor de turismo.

assessoria

Inclusão social, valorização das culturas originárias e a expansão do etnoturismo foram algumas das principais pautas debatidas durante a Etno Expo 2025. A iniciativa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), na Aldeia Wazare, em Campo Novo do Parecis (391 km de Cuiabá), reuniu diversas etnias com o objetivo de expandir o trade turístico no estado.
Com atividades como danças tradicionais, exposições de artesanato e culinária, rodas de conversa e painéis sobre empreendedorismo, a terceira edição do evento atraiu visitantes de diferentes regiões do estado e do país. A ideia é fortalecer a conexão entre turismo e identidade cultural.
De acordo com o diretor Técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini, o novo roteiro do etnoturismo no estado vai englobar 32 aldeias espalhadas por cinco municípios (Campo Novo do Parecis, Sapezal, Tangará da Serra, Brasnorte e Barra do Bugres). “Estamos falando de um turismo de contemplação, manifestações culturais, biodiversidade, bioeconomia e diversidade cultural, tudo respeitando a singularidade de cada uma das etnias do estado.

O etnoturismo em Mato Grosso é uma ferramenta poderosa para preservar e difundir a cultura dos povos originários, mas também para promover geração de empregos e renda, bem como o desenvolvimento econômico sustentável”, destacou.

O impacto econômico da atividade promovido por meio da Etno Expo tem crescido ao longo dos anos, já que o ticket médio por turista nas aldeias passou de US$ 8 para US$ 100 em apenas três anos. Schelini também explicou que mais de 200 famílias passaram a viver do turismo nas comunidades, atuando em áreas que vão da gastronomia à comunicação digital. “Esse modelo de negócio garantiu engajamento das lideranças e inclusão social, mostrando que o turismo é uma cadeia ampla, que gera renda e oportunidade em várias frentes”, concluiu.

Para o cacique Rony Paresi, a ação do Sebrae/MT junto às comunidades e em parceria com as prefeituras municipais é fundamental para dar visibilidade ao trabalho dos grupos indígenas na promoção da cidadania, cultura, tradições e preservação ambiental.

O líder indígena destaca que a cooperação traz segurança e qualidade de vida para o território. “Graças a esse casamento de conhecimento e turismo, podemos trazer muito mais pessoas para conhecer nossa aldeia, desmistificar a figura do índio e mostrar que nos adaptamos à contemporaneidade, mas sem perder a cultura e os costumes. Estamos conectados com o mundo global e no caminho certo, que é trabalhar o turismo sustentável”.

Conforme o gerente Regional do Sebrae/MT, Wlademir Alves da Silva, a instituição atua na roteirização de destinos do segmento e promove qualificação nas aldeias. O foco é bem claro: explorar todas as potencialidades nas áreas em que o etnoturismo e o ecoturismo são grandes ativos, apoiado na sustentabilidade e seguindo a instrução normativa 03/2015. “Nossa missão é tornar esta rota de etnoturismo a maior do Brasil. Precisamos desenvolver as comunidades por meio de cursos e capacitações para promover um turismo sustentável, consciente, além de preservar a cultura nos territórios. Dessa forma, iremos fazer com que as pessoas dessas comunidades se tornem protagonistas de suas próprias histórias e gere emprego e renda para a região”.

Sucesso de público
Fenômeno de público, a terceira edição da Etno Expo reuniu mais de 400 pessoas.
De passagem pela cidade, Juliana Camargo aprovou a experiência de ter um contato mais próximo com os saberes de grupos originários. "Oportunidade perfeita para comprar peças de artesanato e contemplar um pouco das tradições dos ancestrais".

Quem também apreciou foi o vereador por Sapezal, Antônio Rodrigues. “A cultura indígena é muito importante e precisa ser levada para mais pessoas dos grandes centros que, eventualmente, não conhecem essa maravilha”.

Cuiabá MT, 03 de Julho de 2025