Uma nova variante da covid-19 que passa despercebida pelo teste PCR, também conhecido como teste do cotonete, foi descoberta. A nova variante foi encontrada em um hospital na comunidade de Lannion, na Bretanha, em Côtes-d'Armor. Especialistas investigam a natureza da variação.
A nova variante foi detectada em um hospital de Lannion, em oito pacientes com covid-19. Alguns desses pacientes possuiam infecções pulmonares gravas, contudo os testes realizados continuavam a apontar um resultado negativo.
O vírus só foi detectado através de testes serológicos e coleta de matéria organica diretamente dos pulmões dos doentes, uma intervenção demorada e invasiva.
Os cientistas do Instituto Pasteur, uma fundação privada e sem fins lucrativos ligado ao governo francês, pesquisam se a nova variante possui imunidade às vacinas e de caratér mais mortiféro.
“Está em curso uma avaliação para apurar o possível impacto dessas modificações genéticas na incapacidade de reconhecimento por testes virológicos, o que conduz a um subdiagnóstico e que poderá interferir na estratégia de rastreamento atualmente em vigor”, diz a Direction génerale de la Santé (DGS) em comunicado.
No comunicado, a DGS francesa também diz que todos os casos que se enquadrem na definição dessa nova variante, prováveis ou confirmados “devem ser submetidos a um isolamento estrito durante um período de dez dias”.
Pandemia na França
O alerta da nova variante surge em um período de alta na contaminação pela covid-19. Na segunda-feira (15), foram registrados 333 óbitos e 6,47 mil novos casos em todo o território francês.
No total, o país contabilizou 4,078 milhões de infectados e 90,78 mil mortes desde o início da pandemia. Estão internadas nos hospitais franceses mais de 25 mil pessoas, das quais 4,21 mil nos cuidados intensivos.
O presidente Emmanuel Macron deve anunciar novas medidas nos próximos dias, tendo em conta a evolução da pandemia sobretudo na região de Île-de-France, onde se localiza a capital Paris.
“Vamos ter de tomar novas decisões nos próximos dias, sem dúvida”, afirmou Macron nessa segunda-feira, quando questionado sobre a possibilidade de um novo confinamento na região parisiense, antes da divulgação de informações sobre a nova variante, no norte de França.
Com informações da RTP- Paris