Cuiabá, 18 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Geral Sábado, 08 de Outubro de 2022, 10:46 - A | A

Sábado, 08 de Outubro de 2022, 10h:46 - A | A

VEJA DICAS

Primavera: Conheça as opções de frutas e verduras da época

Camila Crepaldi | Assessoria KrotonMed

Com a chegada da primavera no hemisfério sul, o aumento na frequência das chuvas e as temperaturas amenas intensificam a umidade do ar e constroem o cenário favorável para a produção de determinadas frutas, verduras e legumes típicos da estação. Especialistas indicam que consumir alimentos da temporada traz benefícios para a saúde, colabora para as finanças domésticas e contribui para a preservação do meio ambiente.

De acordo com a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Unic, Ana Paula Carli de Almeida, os frutos sazonais têm suas características de crescimento e de colheita favorecidas pelos aspectos climáticos e, dessa forma, chegam mais frescos aos pontos de venda e com preços mais baixos. “Devido às práticas de cultivo, existe produção de todos os alimentos ao longo do ano. No entanto, o recomendado é optar por frutas da estação para aproveitar a qualidade e o valor nutricional inteiro”, afirma a docente.

 

Embora possível, a produção de alimentos fora de época pode ser prejudicial ao meio ambiente, uma vez que a preparação do solo depende de um volume maior de fertilizantes e agrotóxicos para o cultivo. As safras disponíveis de acordo com as estações do ano estão associadas ao ciclo natural das plantas e exigem menos adaptações.

FRUTAS
As opções de frutas disponíveis em maior abundância entre setembro e dezembro auxiliam a manter a temperatura corporal equilibrada e são facilmente digeridas. Entre os exemplos cítricos estão o abacaxi, rico em magnésio, a tangerina, as laranjas pera e lima e a acerola. Também são facilmente encontrados os tipos de banana prata e de banana maçã, fonte de potássio, além de mangas, mamões, melancias, melões, jabuticaba e coco.

LEGUMES E VERDURAS
Durante a primavera, o cultivo de tubérculos como a cenoura, beterraba e rabanete é favorecido. A couve, que possui compostos que atuam na prevenção de tumores e amenizam irritações nas mucosas do estômago, também está mais presente na estação. Ervas e temperos, como a erva doce, hortelã, louro, cebolinha, orégano e coentro ficam mais frescos com o clima úmido. Saladas com pepino e almeirão, assim como pratos com berinjela, alho-poró e alcachofra são recomendados por especialistas.

Sobre a UNIC    
Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado.    

De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.   Em 2010, a Unic passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site. 

 
Cuiabá MT, 18 de Junho de 2024