Só resta um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar crianças com casos graves de covid-19 em todo o estado de Mato Grosso. A informação consta no Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualizado nesta terça-feira (19), apontando ocupação de 93% dos leitos de UTI pediátrica.
No total, Mato Grosso conta com 15 leitos de UTI pediátricas dedicados exclusivamente a atender pacientes com casos graves de covid-19. A ocupação destes leitos tem se mantido baixa desde o início da pandemia, mas cresceu rapidamente nos últimos dias em meio à explosão de casos registrados com as festas de final de ano.
No dia 1º de janeiro, haviam ainda sete leitos disponíveis, o que representa uma taxa de ocupação de 47% das UTIs pediátricas. O número foi crescendo aos poucos até chegar, nesta terça, a 93% de ocupação.
Pesquisas científicas têm apontado que as crianças são o grupo menos suscetível a desenvolver as formas mais graves de covid-19. Em Mato Grosso, os menores de 10 anos representam apenas 3% dos casos confirmados e menos de 1% dos óbitos registrados.