Cuiabá, 09 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Geral Sábado, 30 de Janeiro de 2021, 18:06 - A | A

Sábado, 30 de Janeiro de 2021, 18h:06 - A | A

BEM CONTROLADO

Taiwan registra primeira morte por covid-19 em oito meses

Gláucia Chaves | Metrópoles

Uma idosa de 80 anos foi a primeira vítima da Covid-19 em Tawain após oito meses de pandemia. De acordo com informações divulgadas pelo governo local, nenhuma outra morte foi registrada na ilha desde maio de 2020. O país contabiliza apenas oito óbitos desde o início do surto. 

A paciente era diabética e tinha histórico de problemas renais. De acordo com o ministro da Saúde de Taiwan, Chen Shih-chung, a mulher faleceu nesta sexta-feira (29/1), porém sua morte só foi registrada hoje. Ela chegou a apresentar sintomas, como febre alta, antes de ser diagnosticada com Covid-19.

Chen Shih-chung afirmou ainda que a idosa vivia com uma enfermeira que trabalhava em contato direto com pacientes infectados por Sars-Cov-2. Uma análise fornecida pelo ministro apontou que esta pode ter sido a provável causa da infecção da paciente.

Agora, o governo taiwanês tenta conter um pequeno surto de casos transmitidos localmente, já que um hospital na cidade de Taoyuan registrou quatro novos casos de pacientes infectados. Ao todo, o novo surto infectou 19 pessoas desde o início de 2021. 

Para conter o avanço do coronavírus no hospital, o governo local adotou diversas medidas. Uma delas foi colocar mais de 4 mil pessoas em quarentena. O governo também cancelou eventos públicos de grande escala antes do feriado de uma semana do ano novo lunar, que ocorrerá em fevereiro.

Taiwan é considerado um modelo no combate à Covid-19. A maioria dos 909 casos de Covid-19 no país foram detectados em pessoas contaminadas no exterior, de acordo com o governo local. Cerca de 78 pessoas estão em tratamento hospitalar, número extremamente inferior ao de outros países.

Cuiabá MT, 09 de Outubro de 2024