André Luiz Vilela, 36 anos, foi condenado a 12 anos de prisão por participar da invasão à Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de Janeiro de 2023. André é morador de Jaciara (144 km de Cuiabá) e cumprirá a prisão no regime fechado, inicialmente. A condenação de André foi publicada no último dia 28 de último.
“O Tribunal, por maioria, rejeitou as preliminares e julgou parcialmente procedente a ação penal para condenar o réu André Luiz Vilela à pena de 12 (doze) anos de reclusão”, decidiram os ministros.
Além da prisão, André foi condenado a pagar danos morais coletivos no valor de R$ 30 milhões. A indenização deve ser paga de forma solidária com os demais condenados.
André foi condenado pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático, golpe de Estado e associação criminosa armada. Já a Corte, por unanimidade, o absolveu dos crimes de dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.
A prisão do morador de Jaciara foi cumprida logo no dia seguinte da decisão, no último dia 29, quando ele compareceu ao Fórum do município. A Polícia Militar compareceu ao local por volta de 18h30, após receber informações de que um homem com o mandado de prisão estava no Fórum.
André foi preso e levado à delegacia do município, após diligências foi encaminhado a uma unidade prisional para cumprir a pena.