Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Judiciário Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022, 11:30 - A | A

Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022, 11h:30 - A | A

DESCONGELAMENTO DE VOTOS

Processo que pode tirar vaga de Juca na Assembleia é retirado de pauta no TSE

Da Redação

Foi retirado de pauta o julgamento do recurso que pode tirar o presidente da Câmara de Cuiabá, o vereador Juca do Guaraná (MDB), da lista de eleitos a deputado estadual.

Ainda não há informações sobre os motivos que levaram à retirada do processo de julgamento da sessão virtual no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Na última sexta-feira, 25 de novembro, começou a análise do recurso que busca descongelar os votos recebidos pelos ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto Mello (PL). O relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski, já manifestou voto favorável ao recurso.

O descongelamento dos votos de Gilberto mudará o quociente eleitoral e pode fazer com que o vereador Juca do Guaraná Filho, que foi eleito deputado estadual, perca sua vaga para o deputado estadual Delegado Claudinei (PL), que não conseguiu se reeleger por uma pequena diferença no quociente eleitoral.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), disse na semana passada que seu partido vai trabalhar de “corpo e alma” para que Juca seja empossado como deputado estadual. Emanuel comentou que apesar de respeitar a decisão, ela foi recebida com surpresa, já que a sigla esperava uma posição diferente.

“Respeitamos a decisão do ministro Lewandowski, que é relator, mas o processo ainda está em processo de votação virtual, a pauta final é até o dia 1° de dezembro. Até lá, temos articulações para fazer com os demais ministros para esclarecer o direito do Juca [em ficar com a vaga], a falta de interesse de agir do responsável pelo recurso na época, o beneficiário, em tese, Gilberto Mello, mas vamos trabalhar de corpo e alma porque essa vaga é do MDB”, disse em entrevista à imprensa na semana passada.

 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024