Cuiabá, 20 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Judiciário Segunda-feira, 18 de Março de 2024, 15:21 - A | A

Segunda-feira, 18 de Março de 2024, 15h:21 - A | A

RECURSOS PÚBLICOS

Promotor abre inquérito para apurar suposta promoção pessoal do prefeito de Barra do Garças

Assessoria

O promotor de Justiça Marcos Brant Gambier Costa, instaurou inquérito civil para apurar denúncia de uso de recursos públicos pelo prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo, para promoção pessoal em redes sociais. O vice-prefeito Sivirino Souza dos Santos também é citado na peça investigatória.

Conforme à denúncia, prefeito e vice estariam utilizando o Instagram para veicular publicações oficiais do município de Barra do Garças, inclusive, por meio de ferramenta de colaboração, associando os perfis do prefeito (@dradilsonbg) e da prefeitura (@prefeiturabg), o que também estaria ocorrendo nas publicações do vice-prefeito (@professorsivirino).

Marcos Brant afirma que é possível verificar, após esclarecimentos da assessoria de comunicação do município, que o material publicitário de mídia oficial vem sendo compartilhado sob a forma de colaboração do prefeito e do vice, cuja prática implica em indevido proveito dos agentes públicos pelo conteúdo produzido com recursos públicos em seus perfis sociais com o intuito de atrair mais visibilidade.

No pedido de abertura de inquérito civil, o promotor de Justiça diz que “tanto nas peças publicitárias oficiais, como nas naquelas produzidas pelos próprios agentes, é possível verificar, em algumas publicações, a intenção de promoção pessoal, o que é proibido pela Constituição Federal”.

Marcos Brant encaminhou notificação a Secretaria de Comunicação, ao prefeito Adilson e ao vice-prefeito Sivirino Santos para que cessem as publicações sob pena de ajuizamento de ação civil pela prática de ato de improbidade administrativa.

 
Cuiabá MT, 20 de Maio de 2024