Cuiabá, 26 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Judiciário Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024, 18:01 - A | A

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024, 18h:01 - A | A

CONFIRA A LISTA

TJMT escolhe novos desembargadores e define lista tríplice

Da Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) decidiu, na manhã desta segunda-feira, 19 de fevereiro, os 13 nomes de candidatos para ocuparem as oito vagas de desembargadores disponíveis. A primeira a votar foi a presidente do Tribunal, Clarice Claudino da Silva, por meio de sessão híbrida. Ao todo, foram selecionados dois grupos de candidatos que vão à escolha do governador Mauro Mendes (União Brasil), ainda sem data definida. Veja o resultado da votação abaixo.

Na primeira votação, foi selecionada uma lista tríplice, sendo escolhidos os candidatos: José Ricardo Costa Marques, Bruno Oliveira Castro e Welder Queiroz dos Santos. A vaga para a qual os três foram indicados pertence ao Quinto Constitucional referente ao Ministério Público do Estado (MPE). Desta lista, apenas um nome será selecionado.

Já na segunda parte da sessão, os desembargadores selecionaram para ocupar a vaga do Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT): Abel Sguarezi, Flaviano Kleber Taques e Hélio Nishiyama. Destes nomes, apenas um será selecionado pelo governador.

“Na lista enviada pela OAB-MT constam nomes de profissionais que representam e engrandecem a advocacia mato-grossense, com trabalhos prestados através de nossa instituição. Agora é momento de parabenizar os três nomes escolhidos e também enaltecer as três advogadas que fizeram uma campanha muito bonita e honesta, fazendo história. Temos muito orgulho da lista sêxtupla que apresentamos”, afirmou Gisela Cardoso, presidente da OAB-MT.

Das nove vagas, apenas duas sairão do Quinto Constitucional; os outros cinco selecionados seguiram os critérios de merecimento e antiguidade. Nesta categoria, cerca de 60 juristas se inscreveram. Desta lista, seis foram os selecionados para ocupar as vagas, sendo eles: Rodrigo Roberto Curvo, Luiz Octavio Oliveira Saboia Ribeiro, Lidio Modesto da Silva Filho, José Luiz Leite Lindote, Vandymara Galvão Ramos Paiva e Jorge Luiz Tadeu Rodrigues.

Durante a confirmação das avaliações na sessão, o desembargador Orlando Perri alfinetou alguns candidatos por não cumprirem com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em certo momento, ele citou que há candidato que disse que fez algo, mas, na verdade não fez. “Aqui não cabe maquiagem”, indignou-se.

PRÓXIMO PASSO

Agora as listas referentes ao Quinto Constitucional dos seis selecionados seguem para a decisão do governador Mauro Mendes, que deve escolher os candidatos para assumir o cargo. Para a vaga por critério de merecimento e antiguidade, os selecionados ocupam a vaga sem precisar da sanção do governador.

O candidato Hélio Nishiyama foi o escolhido para ocupar a vaga da OAB-MT de desembargador do Tribunal. A decisão saiu na tarde desta segunda-feira, 19, na edição extra do Diário Oficial de Mato Grosso. A escolha de Mendes pela vaga do MPE ainda não foi revelada.

VEJA RESULTADO

- Candidatos à vaga pelo Quinto Constitucional do MPE

Bruno Oliveira Castro – recebeu 18 votos
José Ricardo Costa Marques – recebeu 22 votos
Welder Queiroz dos Santos – recebeu 17 votos

- Candidatos à vaga pelo Quinto Constitucional da OAB-MT

Abel Sguarezi - recebeu 19 votos.
Flaviano Kleber Taques - recebeu 20 votos.
Hélio Nishiyama - recebeu 28 votos (escolhido pelo governador)

- Vencedores da vaga pelo critério de merecimento

Primeiro escrutínio
Rodrigo Roberto Curvo - recebeu 25 votos (nome selecionado)
Lidio Modesto da Silva Filho- recebeu 15 votos
José Luiz Leite Lindote– recebeu 16 votos

Segundo escrutínio
Luiz Octavio Oliveira Saboia Ribeiro - recebeu 18 votos (nome selecionado)
José Luiz Leite Lindote - recebeu 15 votos
Lidio Modesto da Silva Filho- recebeu 15 votos

Terceiro escrutínio
Jones Gattass Dias - recebeu 16 votos
José Luiz Leite Lindote - recebeu 15 votos
Lidio Modesto da Silva Filho - recebeu 16 votos (nome selecionado)

Quarto escrutínio

Anglizey Solivan de Oliveira - recebeu 17 votos (em 2ª votação)
Jones Gattass Dias - recebeu 28 votos (em 2ª votação)
José Luiz Leite Lindote - recebeu 16 votos (nome selecionado)

Vencedor da vaga pelo critério antiguidade
Jorge Luiz Tadeu Rodrigues - escolhido pela Corte
Vandymara Galvão Ramos Paiva - escolhido pela Corte

 

 
 
Cuiabá MT, 26 de Maio de 2024